domingo, 14 de julho de 2013

2011- Bonito (MS)

O projeto da viagem já existia, mas foi concretizado quando soubemos que um grupo de amigos estava praticamente de malas prontas. Era final de maio de 2011 e já estavam com pousada reservada para o início de abril. O plano era ficar três noites na cidade e três em uma fazenda de pesca, próximo a Aquidauana. Nos escalamos e fomos com juntos. Em Bonito não conseguimos vaga na mesma pousada, já na fazenda, ficamos só nós - 4 casais. A viagem ocorreu no período de 02 a 10/04/2011.


1º Dia - Floripa a Guaíra (PR) - 951 Km 
O local de partida foi a casa de Cesar e Irani
, que gentilmente ofereceram o café da manhã. Chegamos às 05:30hs - Sergio e Sônia
já estavam; Luiz e Simoni
chegaram em seguida.Tomamos o café, fizemos uma oração, pose para foto e partimos às 06:00hs, cada casal em seu carro. Fomos até Curitiba, tomamos a BR 277/467 até Cascavel e a 163 até Guaíra. Paramos apenas três vezes - lanche em São josé dos Pinhais, Almoço em Prudentópolis e “xixizinho” em outro lugar. Chegamos às 18:10 e nos hospedamos no Hotel Gaúcha
.  


2º Dia - Guaíra (PR) a Bonito (MS) - 571 Km
Deixamos o hotel as 08:30 hs seguindo para Salto del Guairá, Paraguai, onde fizemos compras – bebidas, material de pesca, etc... Deixamos o shopping às 11:00 hs seguindo para nosso destino do dia. Passamos por Naviraí, Dourados e Maracajú, entre outras. O calor era intenso – paramos apenas uma vez para comprar água, além de Dourados, onde abastecemos e Itaporão, onde tivemos um pequeno problema. Em Dourados, além do tempo de abastecimento gastamos mais uns trinta minutos procurando a saída correta – isso que tínhamos GPS em três carros e cada qual indicava uma direção diferente. O que resolveu foi aquela perguntinha básica: “moço, a saída para...”.

Em Itaporã, cidade ainda menor, tivemos o mesmo problema – rodamos “que nem perus”, até que Luiz tomou a frente, passando umas cinco vias preferenciais sem parar - na sexta passou um carro e... nada grave, apenas danos materiais e algum tempo para contato com seguradora, B.O., etc... Chamamos ele de tanso, mas na verdade ninguém percebeu as sinalizações – a última estava encoberto por uma árvore – não tinha como ver. Problemas resolvidos, continuamos viagem, chegando em Bonito às 19:20 hs. Seguimos para a Pousada Calliandra e mais tarde nos encontramos no centro para o jantar.
Ah, o lance dos GPS’s não “falarem a mesma língua”, é que cada qual estava programado de maneira diferente (fácil, mais rápido, mais curto).


3º Dia – Gruta da Lagoa Azul e Flutuação no Rio Sucurí - 84 Km
Qualquer passeio que se imaginar em bonito é pago – exceção ao Balneário Municipal. Os ingressos são vendidos em agências de turismo, com preços tabelados – o que pode variar é valor do transporte. A Gruta do Lago Azul é linda, mas o acesso é precário – pedras escorregadias, degraus altos, areão, etc... Em nome da “preservação” não é permitido construção de escadas ou rampas – não consideramos a medida inteligente, pois o trânsito intenso de pessoas diariamente, nas condições atuais, pode provocar danos maiores.

A Flutuação no Rio Sucuri foi o ponto alto da viagem!  No valor do ingresso está incluso o aluguel do equipamento, instruções e transporte ida/volta ao Rio e infra estrutura da Fazenda Rio Sucurí. A flutuação consiste em descer 1.800 metros de rio flutuando com rosto submerso, observando a fauna e flora – uma maravilha. Observa-se várias espécies de peixes e plantas aquáticas, através da água cristalina. É uma atividade que obviamente só pode ser feita com supervisão - não que seja perigoso, mas para a preservação do lugar.

À noite caminhamos pela rua principal, visitando lojinhas e comércio em geral. Há souveniers para todos os gostos. Mais tarde nos reunimos para jantar e depois de algumas caipiras e risadas fomos descansar.

4º Dia – Fazenda Rio do Peixe e Balneário Municipal - 87 Km
Segundo dia em Bonito – mais dois passeios inesquecíveis, Pela manhã seguimos para a Fazenda Rio do Peixe e permanecemos até mais de meia tarde. Na fazenda existem várias cachoeiras e piscinas naturais. É um circuito de trilhas com visual espetacular. Caminhamos bastante, tomamos banho nas cachoeiras e depois nos deliciamos com um almoço típico sul-matogrossense. Tivemos contato com macacos, araras, tucano e mais de longe com uma cobra – todos livres na natureza. Os macacos são chamados pelo proprietário da fazenda e aos poucos vão aparecendo ao longe – somente se aproximam após autorização através de assovios do líder do grupo. Muito interessante. As araras e tucano também atendem ao chamado do sr. Moacir.

Já no final da tarde seguimos para o Balneário Municipal, bem próximo ao centro. Possui uma ótima infra estrutura – estacionamento, quadras esportivas, restaurantes e quiosques, além de vários locais para banho. É cortado pelo Rio Formoso, onde pode-se nadar junto aos peixes. Permanecemos no balneário aproximadamente 2 horas – saímos ao escurecer. A noite, como despedida, fomos ao Castellati, o rei da carne de jacaré.

5º ao 7º Dia – Hotel Fazenda Cabana do Pescador - 74 Km
Como o próprio nome sugere, o Hotel Fazenda é um lugar para pesca. Situada as margens do Rio Miranda, oferece barcos, iscas “piloteiros”..., ou seja, toda a estrutura para quem gosta de pescar. Mas não é só isso, tem piscina, galpão de jogos, bar... Como não gostamos de pescar, aproveitamos os dois dias e meio para descansar. Curtimos a piscina, “dormimos”, visitamos Aquidauana (74Km), etc... César, Sérgio e Luiz pescaram, ou tentaram nos dois dias, enquanto as mulheres ficaram na piscina ou dormindo (sem aspas).

Nas noites, Luiz, nosso "DJ" e Cantor
montava seu equipamento na lanchonete e fazia a alegria da galera com seu som, show e principalmente com sua voz “cristalina”. Todos tiveram a oportunidade de mostrar seus dons artísticos, cantando “solo”, em duplas ou como backing vocals

– poucos se arriscaram. Foram três dias muito divertidas.


8º e 9º Dia – Bonito – Guaíra - Floripa – 1.643 Km
O “piquenique” foi bom, mas era hora de retornar. Tomamos café, arrumamos as bagagens e fomos ao escritório acertar as contas. As nossas estavam de acordo com o consumido, mas os pescadores saíram de caras feias – achamos que “salgaram” os preços das pescarias.
GPS’s “sincronizados” (agora 4, pois o César comprou um em salto del Guairá), seguimos para a MS 419, tomando depois a 267 e fazendo o que não gostamos, retornar pelo mesmo caminho. Luiz precisava passar em Itaporã para registrar o B.O do acidente na ida e naturalmente, não o deixaríamos só. Até lá foi uma maravilha, mas para a frente... GPS indicando para entrar a esquerda onde nem havia rua... chegamos a uma conclusão: GPS é muito bom para cidades grandes – em cidades pequenas use a velha tática de perguntar!

Chegamos em Guaíra às 16:50 hs e rapidamente nos hospedamos e deixamos as bagagens no mesmo hotel da ida. “Corremos” para Salto del Guairá, para mais uma “comprinhas”. A fila de volta era enorme, mas não tínhamos pressa. Regressamos ao hotel as 21:30, quando acabou a fila. No dia seguinte, 10 de abril de 2011, domingo, deixamos Guaíra às 07:20. Perdemos algum tempo no caminho, pois o “espertinho” que estava na frente errou o caminho e passamos por Ponta Grossa. Só o “tanso” do Cesar, que seguiu um pouco a frente fez o trajeto correto e nos esperou em Curitiba. Chegamos às 20:20 hs na casa do Cesar, mesmo local que partimos. Fizemos a “foto de chegada”, nos despedimos e seguimos nossas casas.


Todas as Fotos

6 comentários:

  1. Adorei sua viagem para Bonito e parabéns pelo blog. Bonito parece ser mesmo um lugar incrível. Sempre encontro os melhores passeios para Bonito em https://www.agenciasucuri.com.br/Passeios-Bonito

    ResponderExcluir
  2. Maravilha de aventura. Adoro o Mato Grosso do Sul, onde fui pescar a primeira vez em 1977. Daí pra cá só felicidades. Parabéns aos aventureiros, principalmente o avaliando. Linda camisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O corretor maluco mudou avaiano para avaliamos, mas a camisa azul e branco corrige o corretor automático .

      Excluir
    2. Obrigado Paulo... realmente o MS é muito bonito... foi uma ótima viagem, com bons amigos. Quanto a camisa, realmente realmente a mais bela! Abraço!!!

      Excluir
  3. Amei a viagem de vcs a Bonito realmente faz jus ao nome este lugar...com certeza foi muito divertido tbm compartilhar esta experiência em grupo. Ainda não tive a oportunidade de conhecer mais irei colocar na lista do meu próximo passeio..abraços

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem ou opinião