quinta-feira, 19 de abril de 2012

Patagônia e Região dos Lagos de Carro - 2012/2013


O Roteiro - Clique para Ampliar
Nessa viagem conheceremos algumas das províncias da Argentina, ingressando por Uruguaiana, e parte do Chile, desde a Travessia pela Cordilheira dos Andes, o Oceano Pacífico em Vina Del Mar, Santiago – a Capital, até a Região dos Lagos, no Sul do país. Conheceremos a Patagônia Argentina, indo de Bariloche a Puerto Madryn, onde conheceremos a Península Valdez. No retorno passaremos por, pela Capital, Buenos Aires, donde faremos a travessia do Rio da Prata até Colônia Del Sacramento - Uruguai, percorrendo todo o litoral uruguaio, até regressar ao Brasil via Chuí.


Plano de Viagem



1º Dia – FLORIANÓPOLIS / URUGUAIANA (1.084 Km)

O Sol estará prestes a nascer, às 05:00 hs, quando partirmos com a proteção mde Nossa Senhora com destino a Uruguaina/RS, passando por Porto Alegre, Pelotas, Alegrete..

Chega prevista para 20:00 hs, seguindo para o hotel.



2º Dia - URUGUAIANA / ARROYITO (693Km)
Partida do hotel as 07:00 hs, ingressando em território Argentino por Paso de Los Libres, onde faremos os trâmites aduaneiros e Câmbio. Será um dia apenas de viagem, onde apreciaremos apenas as paisagens e atrativos do caminho, como o famoso Túnel Sub-fluvial, na cidade de Paraná – província de Entre Rios. Depois de Santa Fé, passaremos em San Francisco chegando a Arroyto as 18:30 hs.


 3º Dia - ARROYITO / CÓRDOBA (117Km)
Aqui começam os atrativos de viagem. Chegaremos em Córdoba às 09:00hs, seguindo diretamente para o hotel escolhido. Passaremos o dia fazendo city tour, conhecendo os principais pontos turísticos tais como: Praça San Martin, Catedral, Museu Histórico Provinciano, Capela dos Bispos, Mercadillo, Capela dos Jesuítas, Igreja de San Roque. No final da tarde poderemos caminhar pela Av. San Martin e 25 de Mayo que mostram elegantes vitrines e muitas opções para jantar.


4º Dia - CÓRDOBA / MENDOZA (620 Km)
Partida do hotel as 07:30 hs seguindo viagem com destino a Mendoza. No trajeto faremos breve visita em Villa Carlos Paz, localidade balneária e turística. Prosseguindo viagem via Villa Dolores, Quines e Encon, chegaremos a Mendoza, cidade erguida aos pés da Cordilheira dos Andes, com sua beleza natural e irrigação pelo degelo da Cordilheira. Chegada prevista: 17:15 hs - Instalação no Hotel e após descanso, passeio e jantar na av. San Martin.


5º Dia - MENDOZA
Às 09:00 hs sairemos a passeio pela cidade, conhecendo os principais pontos turísticos, tais como: Parque San Martin, Cerro de La Gloria, Monumento a Los Andes, Teatro Grego de la Vendimia, Igreja da Carrodilla cuja virgem é padroeira dos vinhedos.  Também conheceremos uma Bodega (vinícula) onde teremos a oportunidade de degustar um vinho Mendozino. A noite novamente passeio e jantar na Av. San Martin (ou outro).


6º Dia - MENDOZA / VINA DEL MAR (405 Km)
Partida do hotel as 08:00hs rumo a Vina del Mar através da Coprdilheira dos Andes. Sempre margeando o rio Mendoza, pela Ruta 7, alcançaremos Protrerillos e Uspallata. Visitaremos a Puente del Inca, antiga passagem indígena a 2.700 m.s.n.m.,o Parque Provincial Aconcágua, onde avistaremos o Cerro Aconcágua, o mais Alto das Américas. Em seguida ingressaremos no Chile através do Túnel Cristo Redentor, situado à 3.175m de altitude, com 3.080 metros de extensão, dos quais 1.516 metros correspondem ao território argentino e 1.564 metros ao chileno.
Após os trâmites aduaneiros, logo na saída do túnel, passaremos por Portillos e desceremos 670 metros, nos 30Km e 23 curvas de Los Caracoles, Ruta 60. 
No trajeto ainda passaremos por Los Andes, Llaillay, Quillota e Concon com previsão de chegada às 18:30 hs. em Vina del Mar, principal balneário chileno, banhada pelo Pacífico.


7º Dia  -  VIÑA DEL MAR E VALPARAÍSO / SANTIAGO (220 ou 120 Km)
Após o café da manhã, saída às 08:00 hs para passeio em Viña 
del Mar e Valparaiso, principal balneário e porto do Chile, cuja arquitetura inspirou poetas e artistas. Após o almoço iremos para Santiago passando por Algarroba, El Quisco, El Tabo, etc,  cidades litorâneas ao sul de Vina Del Mar de onde tomaremos a Autopista Del Sol. Nesse trajeto  passaremos por Pomaire, pitoresco povoado onde os principais atrativos são artesanato e gastronomia, com chegada a Santiago prevista para 17:30 hs.


8º Dia - SANTIAGO
Após o café da manhã, às 09:00 hs, faremos um passeio pela Capital Chilena, conhecendo os principais pontos turísticos, tais como: Palácio de la Moneda, Catedral Metropolitana, Rio Mapocho, Cerro San Cristobal e Cerro Santa Lucia, Plaza de Armas entre outros. Ainda poderemos visitar o Shopping de Parque Arauco. Almoço no Mercado Central e a noite possibilidade de Show e Jantar Polinésio Bali Hai.


9º Dia - SANTIAGO / PUCÓN (802 Km)
Partida às 7:00 hs, após o café da manhã. Será um dia de viagem pela Ruta 5, também conhecida como Panamericana, com a Cordilheira dois Andes visível a nossa esquerda na maior parte do trajeto. Passaremos por Rancágua, Curico, Talca, Chillan, Concepción, Temuco e Freire, tomando a Ruta 199 até Villa Rica e Pucón, cidades localizadas as margens do Lago Villa Rica e aos pés do Vulcão de mesmo nome, na pré-cordilheira. Chegada prevista para 18:45 hs.


10º e 11º Dias - PUCÓN
Em Pucon poderemos visitar a base do Vulcão Villa Rica, ou o topo, através de agência de especializada e muita disposição para caminhada (praticamente todo o dia).  Poderemos ainda visitar o balneário termal, ou passar o dia caminhando pela cidade, visitando lojinhas de artesanatos ou ainda, simplesmente descansando e apreciando o visual.


12º Dia - PUCÓN / PUERTO VARAS (371 Km)
Partida às 08:00 hs, com passagem em Valdivia – Capital da Província de mesmo nome que sofreu um dos mais fortes terremotos já registrados, em 1960, com 9,5° na escala Richter. Estima-se que a cidade tenha afundado cerca de 2 metros após a tragédia. Passaremos também em Frutillar, cidade fundada por colonos alemães, às margens do Lago Llanquihue. Nesse dia viajaremos menos de 400 km, nos permitindo apreciar a paisagem com muita tranqüilidade. Chegada prevista para 17:00 hs.


13° Dia - P. VARAS / PUERTO MONTT / P. VARAS (154 Km)
Pela manhã sairemos para conhecer a cidade e fazer um passeio de dia inteiro. Avistaremos o Lago Llanquihue, tendo como tela de fundo o imponente Vulcão Osorno, visitaremos os Saltos do Rio Petrohue. No Parque Nacional Vicente Perez Rosales veremos o formoso Lago Todos os Santos, chamado também Lago Esmeralda, pela cor de suas águas e as demais belas paisagens. Visitaremos Puerto Montt conhecendo os principais pontos turísticos, história local e Feira de Artesanato Angelmo. A tardinha retornaremos a Puerto Varas.


Após o café da manhã, as 07:30 hs, prosseguiremos viagem
rumo à Patagônia Argentina. Retornaremos até Osorno para seguirmos pela Ruta 215, margeando o Lago Puyehue, passando aos pés do Vulcão Puyehue, cuja última erupção foi em 2011, até chegarmos a Argentina pelo Paso Cardenal. Faremos uma breve visita a Villa La Angostura, retornando alguns quilômetrose e tomando a  Ruta dos Siete Lagos - 110 km de mirantes naturais, rios majestosos e intermináveis atrativos, além dos sete ou mais espetaculares lagos: Espejo, Pichi Traful, Escondido, Falkner, Villarino, Machónico, Correntoso, e Lacar, até San Martin de Los Andes, situada a sudoeste da Província de Neuquén, encravada na Cordilheira dos Andes, as margens do Lago Lacar. Se tudo correr conforme os planos, chegaremos por volta de 18:00hs.


15º Dia - S. M. DE LOS ANDES / BARILOCHE (264 Km)
Após o café da manhã passearemos por San Martin, até às 11:00hs, quando tomaremos a Ruta 234 para Junin de los Ande – 42 Km a serem percorridos bem devagar, apreciando a paisagem.
Mais 30 Km e chegaremos a Ruta 40 , que nos levará a Bariloche – 191 km, com chegada prevista para 17:30 hs.


16º Dia - BARILOCHE (87 Km) 
Às 09:00 hs. sairemos para fazer o Circuito Chico, onde passaremos o dia visitando o Cerro Catedral, Colônia Suiza, Ponte do Lago Moreno, Mirador, Baia Lopes, Hotel Llao Llao e Cerro Campanário. Serão aproximadamente 80 Km, com retorno a cidade por volta de 17:00 hs.
A noite passeios pela cidade e jantar.


17º Dia - BARILOCHE
Dia para curtir Bariloche. Acordaremos a tempo de tomar do café da manhã. Faremos passeios pela  cidade e visita ao Cerro Otto, distante apenas 10 Km do centro da cidade, de onde teremos uma visão panorâmica de toda Bariloche e Lago Nahuel Huapi.



18º Dia - BARILOCHE / TRELEW  (865 Km)
Seguiremos 358 km para o sul, pela Ruta 40, até Tecka, onde tomaremos a direção leste, através das Rutas 62 e 25. Partiremos as 07:30hs, pois será um dia intenso através da Patagônia Argentina com destino à Trelew, bem próximo a Puerto Madryn. Passaremos por El Bolson, Esquel, Pampa de Agnia, Paso de Indio, Los Altares e Las Plumas,  chegando em torno das 18:00hs.


19º Dia - TRELEW / PENÍNSULA VALDEZ / PUERTO MADRYN (474 Km)
Partiremos as 07:30 direto para a Península Valdez, onde passaremos o dia. Visitaremos Puerto Pirâmides, e faremos o circuito na península, para além das belezas naturais, tentar avistar algumas espécies típicas da região – pingüins, lobos marinhos, baleias, etc... No final da tarde seguiremos para Puerto Madryn, para pernoite.


20º Dia - PUERTO MADRYN / BAHIA BLANCA (672 Km) 
Nesse dia começa o retorno! Teremos percorrido 6.850 Km e estaremos a 2.850 Km de casa. Partiremos às 08:00 hs pela Ruta 3 até San Antonio do Oeste – Ruta 251 a Rio Colorado e Ruta 22 até Bahia Blanca, onde pernoitaremos. Chega prevista para 17:30 hs.


21º Dia - BAHIA BLANCA / BUENOS AIRES (644 Km)
Partida às 08:00 hs com destino a Capital. O dia será apenas de viagem, com o mínimo de paradas, para chegarmos o mais cedo possível. Seguiremos direto para Puerto Madero, mais exatamente para o estacionamento do Buquebus (Ferry Boat), onde deixaremos o carro – Buenos Aires é uma cidade linda, mas de trânsito muito confuso. A noite assistiremos um Show de Tango, em local a definir. Definiremos sobre a permanência de um dia na cidade ou partida no dia seguinte.


22º ou 23º Dia - BUENOS AIRES / PUNTA DEL ESTE (333 Km) 
Deixaremos a Capital Portenha às 08:00 hs a bordo do Buquebus,  fazendo a travessia do Rio da Prata, chegando em uma hora a Colônia Del Sacramento, Uruguai. Permaneceremos na cidade por volta de 1:30 h, para rever alguns pontos – é uma cidade muito aconchegante. Passaremos em Piriápolis e Punta Balena, chegando em Punta Del Este às 18:00 hs. A noite, passeio e jantar na Plaza Artigas, final da Av. Gorlero.


23º ou 24 Dia - PUNTA DEL ESTE / PELOTAS (497 Km) 
No trajeto do dia faremos breves paradas em pequenas cidades/localidades do litoral uruguaio: José Inácio, La Paloma, La Pedrera e Águas Dulces – tudo muito rápido, apenas para termos uma visão geral. Se partirmos na hora prevista, 10:00 hs, passaremos por Chuí por volta de 14:00 hs, onde poderemos dispensar algum tempo para compras, se ainda tivermos grana. A partir daí, teremos mais 245 Km através da Reserva do Taim até a Pelotas -chegada às 19:30, para passar a noite.


24º ou 25 Dia - (Dom) PELOTAS / FLORIPA (705 Km) 
Nesse dia teremos dois sentimentos distintos – inicialmente melancolia pelo término da viagem, que logicamente será superada pela alegria do retorno ao lar.
Ao chegarmos por volta de 18:00 horas, com a Graça de Deus teremos percorrido 9.720 Km, entre viagem e passeios locais.
           



5 comentários:

  1. Belo roteiro.Qdo sai a viagem? Precisamos nos encontrar. Tenho alguns mapas e informações da região dos lagos chilenos, onde estivemos recentemente. Abs salomão

    ResponderExcluir
  2. Omitimos as datas por questão de segurança, mas logo faremos contato. Abraços!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem ou opinião