terça-feira, 31 de julho de 2012

2005 - Morretes, Paranaguá e Ilha do Mel - PR

Em 2005 descobrimos Morretes, uma cidadezinha histórica próxima ao litoral paranaense, encravada aos pés da Serra do Mar. É conhecida pela Culinária, cujo prato principal é o Barreado, pelo casario colonial, além de fazer parte de um trajeto clássico do turismo paranaense: Curitiba - Morretes - Paranaguá, que pode ser feito pela Estrada de Ferro construida em 1880, considerada uma obra prima da engenharia ferroviária, ou pela Estrada da Graciosa, uma das primeiras ligações ao litoral, iniciada em 1854, que atravessa uma das mais preservadas áreas de Mata Atlântica do Brasil.
Partimos em um a manhã de outubro e como sempre, procurando caminhos altenativos. Foi a primeira vez que passamos pela rodovia "Inter Praias", que liga Itapema a Balneário Camboriú - vale a pena. Seguimos pela BR 101 até Garuva, tomando as SC e PR 412, chegando em Guaratuba.
Após a travessia da baía de Guaratuba por balsa, chegamos em Morretes por volta de 13:00 horas, através das rodovias PR 508 e BR 277. Fomos
diretamente ao Restaurante Maldalozo, as margens do Rio Nhundiaquara, onde saboreamos pela primeira vez, um gostoso barreado. Após o almoço, com muito calor, passeio pelo Largo do Centro Histórico, Vila da Graciosa e Antonina.
A noite, após Chech In na Pousada Trilha da Serra, novamente passeio pela cidade e jantar no Restaurante Nhundiaquara, praticamente debruçado sobre o Rio homônimo.
No dia seguinte fomos a Paranaguá, onde visitamos o Centro Histórico, seguindo para Pontal do Sul, onde deixamos o carro e tomamos um barco para a Ilha do Mel.
Na Ilha, após o almoço, caminhamos por trilhas e praias, até a localidade de Nova Brasília, onde seria o local ideal para hospedagem. O percurso, embora casativo, foi muito lindo. As opções de hospedagem no entanto não nos agradaram - tomamos um "barco-taxi" e retornamos para a Praia de Encantadas, onde havíamos aportado. O "piloteiro" nos indicou a Pousada Estrela do Mar, muito legal!
Descansamos o resto da tarde, jantamos na pousada e partimos no dia seguinte, no barco das 11:30hs. Havia muita neblina, que nos acompanhou até bem perto de casa - estava um dia atípico. Foi uma viagem rápida, mas bem gostosa. Gostasmos tanto que voltamos a Morretes em outras duas ocasiões (Mais fotos clique Aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem ou opinião