quinta-feira, 23 de agosto de 2012

2008 - São Miguel das Missões (RS) e Itá (SC)

Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, mais conhecido com São Miguel das Missões, é a maior das povoações Jesuítas fundadas no século XVII no Brasil (Rio Grande do Sul), Argentina e Paraguai.
Depois de ler na internet sobre os Sete Povos das Missões e de ver belas fotos e relatos de viajantes que lá estiveram, decidimos utilizar alguns dias de nossas curtas férias de setembro para conhecer o que a Unesco declarou em 1983 como Patrimônio Cultural da Humanidade.

 
No dia 23 de setembro de 2008, partimos cedinho pela BR 282 rodando 223 Km até Lages, mais 107 Km pela BR 116 até Vacaria (RS) onde almoçamos. Tomamos então a BR 285 e rodamos mais 409 Km, para enfim tomarmos a Via de Acesso a São Miguel das Missões e percorrer os 16 Km restantes. Foram 755Km desde Floripa, percorridos em 9 horas, aproximadamente.

Chegamos na cidade por volta de 16:30hs, tomamos café  na Praça e fomos para a Pousada das Missões, situada a poucos metros do Sítio Arqueológico. A Noite, assistimos o imperdível Espetáculo de Som e Luz, que conta a história das Missões através de efeitos sonoros e luminosos. Após, jantar na cidade e cama!!!

No dia seguinte, fomos novamente ao Sítio Arqueológico, onde pudemos admirar as ruínas, o Sino e a Cruz Missioneira, e visitar o Museu das Missões. Fomos também na Fonte Missioneira e partimos. Fomos para Santo Angêlo (58 Km). Foi uma passagem rápida - uma volta na rua principal, foto na praça...

Seguimos então para Itá -SC (377 Km) - uma cidade totalmente planejada, em decorrência da instalação de uma Usina Hidrelétrica.
A represa, no Rio Uruguai, encombriu totalmente a antiga cidade, deixando a vista apenas as torres da Velha Igreja Matriz, a qual se transformou em atração turística e cartão postal do Município.

Nesse percurso retornamos 216 Km pela Br 285 até Passo Fundo. Seguimos outros 84 Km pela BR 158 até Erechim e 41 Km pela RS 420 até Aratiba, onde acabou o asfalto. 26 Km de estrada de chão até a Hidrelétrica, divisa RS/SC, chegando ao escurecer na represa - uma foto e mais  10 Km, alfaltados, até o hotel - Itá Park Hotel, 800 m antes do centro.

O dia seguinte foi de passeios pela cidade e arredores. A intenção era partir após o almoço, mas gostamos e resolvemos ficar mais uma noite. Com mais tempo, pudemos retornar a Represa, caminhar pela cidade, tomar um chopinho e aproveitar a hidromassagem e apreciar o belo final de tarde na sacada do quarto do hotel.

O retorno no 4º dia, após o café da manhã - 516 Km, pelo seguinte roteiro:
Concórdia - 43 Km (SC 465/SC 283); Pitatuba - 47 Km (SC 461/BR 153/SC 462); Campos Novos - 83 Km (SC 303/SC 458/BR 470); Lages - 120 Km (BR 282); Floripa - 223 Km (BR 282).
Percurso total: 1076 Km - Duração: 4 dias.      Mais fotos Aqui.
 



2 comentários:

  1. Luciano Godinho disse...

    Olá Valério e Tetê, Sou o luciano, de Belo Horizonte/MG. Criei um blog no blogger (assim como voces) e gostaria de dar uma formatação semelhante a que voces fizeram com o seu, colocando essa barra de links com informações gerais do blog, logo abaixo da foto de apresentação, assim como voces fizeram. Como faço? Poderiam me ajudar com essa formatação. Obrigado! Podem me passar um e-mail de contato de voces? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí Luciano, faça o login e clique em Páginas / Nova Página. Escreva o que quiser, coloque Links e publique. Após publicar a primeira, você terá a opção de escolha de localização das guias (parte superior ou lateral). Veja na guia Outros Estradeiros / De Carro na Estrada - êls tem guias bem melhores, mas acho que só funciona no WordPress. Se não ficou claro, passe seu email que detalharemos melhor. Ah, deixe o endereço de seu blog para fazermos uma visita!
      Abraços!

      Excluir

Deixe aqui sua mensagem ou opinião