quinta-feira, 22 de novembro de 2012

2010 - Trem da Serra do Mar - Curitiba/Morretes

Em 2005 descobrimos Morretes, uma cidadezinha histórica próxima ao litoral paranaense, encravada aos pés da Serra do Mar. Em 2010 retornamos, para fazermos o passeio de trem, que normalmente é feito no sentido Curitiba/Morretes. Fizemos ao contrário - no dia 19 de março, sexta feira, seguimos para Morretes (305 Km) e nos hospedamos na já conhecida Pousada Trilha da Serra.

Comemos um barreado no restaurante My Hause (meia boca) e às 15:00 tomamos o "Trem da Serra do Mar". Foram aproximadamente 3 horas até Curitiba, através da Serra do Mar, num cenário deslumbrante de um dia maravilhoso. Em Curitiba, apenas passamos da Estação para o Terminal Rodoviário e em meia hora estávamos dentro de um ônibus, retornando pela BR 277. Chegamos na pousada por volta de 20:00 onde jantamos - havia comida árabe naquele dia.

No dia seguinte, fomos para Curitiba pela Estrada da Graciosa, que há tempos queríamos conhecer - belo caminho entre a vegetação da Mata Atlântica - vale a pena. Em Curitiba, almoçamos no Bar do Alemão, que serve um marreco rechedo muito saboroso.  Haviamos planejado passar a noite na Capital Paranaense, mas devido indiferença do gerente de um hotel ao  constatar que nossa reserva havia sido ocupada por outros, resolvemos descer a serra.
Depois de uma chuva torrencial na descida, chegamos no final da tarde em Pomerode,  a cidade mais alemã do Brasil, situada no Vale do Itajaí, SC. Já era um pouco tarde e por sugestão de Tetê, que viaja muito a trabalho e conhece quase "Santa Catarina por inteiro", fomos dormir em Timbó, 20 Km distante. Nos hospedamos Timbó Park Hotel e jantamos na Choperia e Restaurante Tapyoka.


No domingo, 21 de março após o café da manhã, caminhamos por alguns pontos da cidade para fazermos umas fotos, deixando hotel por volta de meio dia. Passamos novamente em Pomerode, visitamos feiras, exposições e obviamente não pudemos deixar de degustar o melhor chopp artesanal do estado no portal da cidade, apenas um pois como todos sabem, álcool e volante não combinam - estávamos a caminho de casa e tínhamos pela frente alguns quilômetros de BR 480 e mais alguns de BR 101 (162 Km ao todo). Chegamos em casa às 16:00 hs, depois de almoçarmos em um Shopping próximo.


Dica: Faça o passeio de Trem a partir de Curitiba para Morretes. A subida é maravilhosa, mas após a Serra o passeio torna-se monótono, na periferia de Curitiba - na ida, tudo é festa.

Mais fotos, Clique Aqui

3 comentários:

  1. Olá! Adorei o Blog de vcs!
    Então, também já fizemos a serra Graciosa, porém de carro, ainda estamos planejando descer de trem com as crianças (temos 2 bb´s um de 3 e um de 1 aninho!)

    Dê uma olhada na nossa postagem de lá:
    http://viajaretudibom.blogspot.com.br/2012/11/serra-da-graciosa-e-cidades-historicas.html

    e um tempinho atrás também fomos á Pomerode, o nosso relato é esse:

    http://viajaretudibom.blogspot.com.br/2008/07/pomerode-sc.html

    Vou continuar acompanhando suas matérias.
    Abraços
    Ana
    www.viajaretudibom.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade já tinhamos visto seu blog, muito bom - há vários lugares em comum que visitamos. Realmente viajar é a melhor coisa que se pode fazer, se pude$$semos, viveriamos na estrada!
      Grande Abraço!

      Excluir
  2. Ta aí uma viagem legal de se fazer! Ah, gostei das camisas! rssss

    Parabéns pelo blog do casal, tá muito shoooww!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem ou opinião