Em 2005 descobrimos Morretes, uma cidadezinha histórica próxima ao litoral paranaense, encravada aos pés da Serra do Mar. Em 2010 retornamos, para fazermos o passeio de trem, que normalmente é feito no sentido Curitiba/Morretes. Fizemos ao contrário - no dia 19 de março, sexta feira, seguimos para Morretes (305 Km) e nos hospedamos na já conhecida Pousada Trilha da Serra.
Comemos um barreado no restaurante My Hause (meia boca) e às 15:00 tomamos o "Trem da Serra do Mar". Foram aproximadamente 3 horas até Curitiba, através da Serra do Mar, num cenário deslumbrante de um dia maravilhoso. Em Curitiba, apenas passamos da Estação para o Terminal Rodoviário e em meia hora estávamos dentro de um ônibus, retornando pela BR 277. Chegamos na pousada por volta de 20:00 onde jantamos - havia comida árabe naquele dia.
No dia seguinte, fomos para Curitiba pela Estrada da Graciosa, que há temposqueríamos conhecer - belo caminho entre a vegetação da Mata Atlântica - vale a pena. Em Curitiba, almoçamos no Bar do Alemão, que serve um marreco rechedo muito saboroso. Haviamos planejado passar a noite na Capital Paranaense, mas devido indiferença do gerente de um hotel ao constatar que nossa reserva havia sido ocupada por outros, resolvemos descer a serra.
Depois de uma chuva torrencial na descida, chegamos no final da tarde em Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, situada no Vale do Itajaí, SC. Já era um pouco tarde e por sugestão de Tetê, que viaja muito a trabalho e conhece quase "Santa Catarina por inteiro", fomos dormir em Timbó, 20 Km distante. Nos hospedamos Timbó Park Hotel e jantamos na Choperia e Restaurante Tapyoka.
No domingo, 21 de março após o café da manhã, caminhamos por alguns pontos da cidade para fazermos umas fotos, deixando hotel por volta de meio dia. Passamos novamente em Pomerode, visitamos feiras, exposições e obviamente não pudemos deixar de degustar o melhor chopp artesanal do estado no portal da cidade, apenas um pois como todos sabem, álcool e volante não combinam - estávamos a caminho de casa e tínhamos pela frente alguns quilômetros de BR 480 e mais alguns de BR 101 (162 Km ao todo). Chegamos em casa às 16:00 hs, depois de almoçarmos em um Shopping próximo.
Dica: Faça o passeio de Trem a partir de Curitiba para Morretes. A subida é maravilhosa, mas após a Serra o passeio torna-se monótono, na periferia de Curitiba - na ida, tudo é festa.
Olá! Adorei o Blog de vcs! Então, também já fizemos a serra Graciosa, porém de carro, ainda estamos planejando descer de trem com as crianças (temos 2 bb´s um de 3 e um de 1 aninho!)
Dê uma olhada na nossa postagem de lá: http://viajaretudibom.blogspot.com.br/2012/11/serra-da-graciosa-e-cidades-historicas.html
e um tempinho atrás também fomos á Pomerode, o nosso relato é esse:
Na verdade já tinhamos visto seu blog, muito bom - há vários lugares em comum que visitamos. Realmente viajar é a melhor coisa que se pode fazer, se pude$$semos, viveriamos na estrada! Grande Abraço!
Olá! Adorei o Blog de vcs!
ResponderExcluirEntão, também já fizemos a serra Graciosa, porém de carro, ainda estamos planejando descer de trem com as crianças (temos 2 bb´s um de 3 e um de 1 aninho!)
Dê uma olhada na nossa postagem de lá:
http://viajaretudibom.blogspot.com.br/2012/11/serra-da-graciosa-e-cidades-historicas.html
e um tempinho atrás também fomos á Pomerode, o nosso relato é esse:
http://viajaretudibom.blogspot.com.br/2008/07/pomerode-sc.html
Vou continuar acompanhando suas matérias.
Abraços
Ana
www.viajaretudibom.blogspot.com
Na verdade já tinhamos visto seu blog, muito bom - há vários lugares em comum que visitamos. Realmente viajar é a melhor coisa que se pode fazer, se pude$$semos, viveriamos na estrada!
ExcluirGrande Abraço!
Ta aí uma viagem legal de se fazer! Ah, gostei das camisas! rssss
ResponderExcluirParabéns pelo blog do casal, tá muito shoooww!!