terça-feira, 25 de março de 2014

Atacama 2014 - Relato

"Finalmente! Um planejamento que começou pelo Atacama e migrou para o Ushuaia, por bom senso acabou na Patagônia e Lagos Andinos! Atacama e Ushuaia no entanto não foram descartados – apenas estão em “Stand By”.".

Essa foi a abertura de nosso relato da Viagem a Patagônia e Lagos Andinos, realizada entre 27/12 2012 e 20/01/2013.

Dissemos ainda que em  1996 passamos pelo Atacama em nossa viagem a Machu Pichu (veja aqui), mas havia ainda muito a conhecer e continuava nos planos, talvez para 2014.

Voltar ao Atacama era um sonho, cujo planejamento começou em 2010, foi adiado, mas com a graça de Deus conseguimos realizar.

Nessa aventura, que ocorreu entre 02 e 22/02/2014, viajamos novamente em 4 pessoas – Valério e Tetê
e dessa vez nossa filha Renata e o namorado Thiago
, que também se mostraram excelentes companheiros de viagem. Tetê, mais uma vez a navegadora oficial, nessa viagem auxiliada por Thiago, continuou ligada no velocímetro, mas curtindo cada momento da viagem.

O nosso “Diário de Bordo” é um relato suscinto, destacando trajetos, distâncias, tempo, hospedagem e pontos de interêsse.

1º Dia – Dom - 02/02/2014 – Floripa (06:30) – São Borja - RS (20:40) – 946 Km
Trajeto: BRs 282 a Lages – 116 a Vacaria – 285 a São Miguel das Missões e São Borja

Atrativos: Ruínas Jesuítas da antiga Redução de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões - RS.

Hospedagem: Hotel Al-Manara.

2º Dia – Seg - 03/02/2014 – S. Borja (08:45) – Quimilli – Arg (21:15) – 855 Km
Trajeto: Rutas 14, 120 e 12 a Resistência - 16 a Saens Peña  - 89 a Quimilli.

Atrativos: Chaco Argentino – belo visual e muito calor.

Hospedagem: Hotel El Quinto

3º Dia – 04/02/2014 – Quimilli (09:00) – San Miguel Tucuman (14:50) - 376 Km
Trajeto: Rutas 89 e 34 a Santiago del Estero - 9 a San Miguel de Tucuman.

Atrativos: Mercado de Santiago del Estero e “Paseo Histórico” e estátua de Mercedez Sosa em San Miguel de Tucuman.

Hospedagem: Lorenzo Suítes.

4º Dia – 05/02/2014 – S. M de Tucuman (09:30) – Cafayate (19:00) - 233 Km
Trajeto: Rutas 38 e 307 a Tafi del Valle - 307 e 40 a Cafayate.

Atrativos: O belo Caminho a Tafi del Valle, na pré Cordilheira, Ruínas de Quilmes, no Valle Calchaquí e a Cidade de Cafayate. Cordeiro com bom vinho de altitude no Restaurante Las Marias fechou o dia.

Hospedagem: Hotel Tinkunaku.

5º Dia – Qui - 06/02/2014 – Cafayate (10:35) – Salta (17:10) 169 Km
Trajeto: Ruta 68 até Salta.
Atrativos: A Quebrada de las Conchas oferece um visual incrível, super colorida, com diversas formações rochosas como El Obelisco, Garganta del Diablo, El Anfiteatro, El Sapo, las Ventanas e Los Castillos – El Sapo não vimos... passamos batidos. O Ponto alto do dia foi comer empanadas, assadas de um forno rústico no meio do nada – melhores empanadas da viagem.
Hospedagem: Casa La Teresita – Hotel Boutique (muito barato).

6º Dia – Sex - 07/02/2014 – Passeando em Salta, “La Linda” - 47 Km
Atrativos: City Tour em Ônibus aberto, Almoço na Plaza 9 de Julio, Cabildo, Museu de Alta Montana, Catedral, Convento San Francisco, Mercado Artesanal e Villa San Lorenzo.  O City Tour leva ao acesso ao Cerro San Bernardo, onde tem um boa vista da Cidade. Mercado Artesanal também faz parte do roteiro do City Tour, com parada para compras (uma hora). A Villa San Lorenzo fica a aproximadamente 20 Km do centro – vale a pena visitar.

7º Dia – Sáb - 08/02/2014 – Salta (08:15) – Purmamarca (14:20) – 154 Km
Trajeto: Rutas 9 a San Salvador de Jujuy – 52 a Purmamarca.
Atrativos: O caminho pela Quebrada de Humauaca; a Cidade, com suas feiras de artesanato ao redor da praça; Cerro de las Siete Colores, magnífico e o Circuíto de Los Colorados , onde contempla-se uma infinidade de cores e tons nas montanhas, caminhando-se por aproximadamente 5 km – muito bom!
Hospedagem: Hostal Posta de Purmamarca.

8º Dia - 09/02 – Purmamarca (09:00) – Irya - Purmamarca (19:00) - 428 Km
Trajeto: Rutas 52, 9 e 13.
Atrativos: A Quebrada de Humauaca é incrível em toda sua extensão, exibindo muitas combinações de cores e formações rochosas. As cidades (ou povoados) de Humauaca, Tilcara e Maimará são muito pitorescas, além de Iruya, encravada na montanha, onde acaba a Ruta 13. Jantar em restaurante com Música Andina, em Purmamarca.
9º Dia - 10/02/2014 – Purmamarca (09:00) – San Pedro de Atacama - Chi (18:00)        – 421 Km
Trajeto: Rutas 52 a Susques e Passo Jama – 27 a San Pedro de Atacama
Atrativos: Los Caracoles, Salinas Grandes, Susques, as paisagens do deserto, os vulcões Licancabur e Juriques, muito próximos a carretera e cidade de San Pedro de Atacama, que é muito pitoresca e gostosa. O Museu de Arqueologia, a Igreja e a Praça, além de suas ruelas são os principais atrativos da cidade, que serve de base para passeios na redondeza. Não visitamos o Museu, pois já o conhecemos em 1996, mas Igreja e as ruas é sempre bom visitar.
Hospedagem: Hotel Pascual Andino.

10º Dia – ter - 11/02/2014 – Toconao – Laguna Cejar – Valle de la Luna – 137 Km
Antes dos passeios procuramos um borracheiro, pois havia um pneu “baixo” – não tinha conserto rápido – tirou o pneu para galvanizar, a moda antiga.
Toconao é um vilareja a 40 Km de SPA – um oásis – visitamos a cidade e o Valle Jere, um parque verde localizado num canyon ao lado da cidade.
Laguna Cejar – retornando em direção a SPA, a esquerda chega-se a laguna, que devido sua alta concentração de sal, não é possível afundar – pode-se ler um jornal “sentado na água”. Nos banhamos por alguns minutos e logo tomamos uma ducha de agua doce, no local, para tirar a concentração de sal na pele.
Valle de la Luna – no lado oposto da cidade localizasse o Valle – fomos no final da tarde, para assistir o por do sol – espetacular!

11º Dia – Qua - 12/02/2014 – Geiser del Tátio – Machuca – Valle de la Muerte - 176 Km
Geiser Del Tátio – a Saída ocorreu às 05:00 hs e a temperatura no caminho chegou a -6°C – não lembramos a temperatura no Geiser, mas era muito frio e o espetáculo maravilhoso!!!
Machuca – um pequeno povoado as margens da ruta que leva aas Geiseres – parada para um lanche – café, pastel de queijo de leite de cabra e espetinho de carne de llama, muito bom.
Valle de la Muerte – assim como o Valle de la Luna, um lugar imperdível de se visitar – fica bem próximo a cidade, no lado aposto a ao Valle de la Luna, as margens da ruta 23, que leva ao litoral.
Os passeios acima, descanso no hotel e uma caminhada pela cidade no final da tarde e noite, foram as atividades do dia.

12º Dia – qui - 13/02/2014 – San Pedro de Atacama (08:35) – Taltal (19:05) - 633 Km
Trajeto: Rutas 23 e 5 (Panameriacana) a Antofagasta – 5, B70 e 1 a Taltal.
Atrativos: O deserto é sempre um atrativo. La Portada - em Antofagasta, La Mano del Desierto – 75 Km ao sul, Observatório Paranal, a ruta 1 – margeando o litoral, o pôr do sol no Pacífico e a cidade de Taltal.
Hospedagem: Posada Maria Mercado.
13º Dia – sex - 14/02/2014 – Taltal (08:30) – La serena (18:15) - 660 Km
Trajeto: Rutas 1 e 5 (Panameriacana)
Atrativos: O Caminho, Copiapó e o pôr do Sol em La Serena.
Chegamos no final da tarde de uma sexta feira a um dos mais badalados balneários do Chile – consequência: rodamos muito para conseguir um alojamento – pousadas e hotéis lotados, mas por muita sorte conseguimos um casa de temporada, a uma quadra da Avenida del Mar.
Hospedagem: Casa de temporada.

14º Dia – Sáb - 15/02/2014 – Passeando em Coquimbo e La Serena - 54 Km
O dia não foi apenas de passeio – tivemos que fazer geometria a alinhamento de rodas, pois o conserto do pneu em San Pedro de Atacama deixou a roda “tremendo” e só percebemos no asfalto.
Coquimbo é uma cidade portuária ligada a LaSerena – não se percebe onde termina uma e começa a outra. Visitamos a Cruz do Terceiro Milênio, donde tem-se uma boa vista de La Serena e o Mirador Los Navegantes, voltado para a Baia Ferradura.
Almoçamos em um Shopping e a tarde visitamos o farol e a praia de La Serena, A noite comemos pizza com vinho e descansamos.

15º Dia – Dom - 16/02/2014 – La serena (07:45) – San Jose de Jachal – Arg (18:15) - 381 Km
Trajeto: Rutas 41 até Paso Água Negra e 150 a San Jose de Jachal
Atrativos: Vicuña (cidade), todo o Valle del Elqui, Paso Água Negra...
O Paso Água Negra é o mais bonito que conhecemos – no seu ponto máximo a  altitude  é  de 4850 m.s.n.m. – aberto apenas de novembro a maio, pois nas outras épocas não oferece condições de trafegabilidade por causa da neve.
Hospedagem: Apart Hualta Picum

16º Dia – Seg - 17/02/2014 – San Jose de Jachal (08:30) – Mendoza ( ??:??) - 546 Km
Trajeto: Rutas 150, PP 49 e 40
Atrativos: O visual
A distância entre São Jose de Jachal e Mendoza é de aproximadamente 420 Km – rodamos  130 km a mais a Ruta 40 ao norte estava interrompida (iríamos a Cordoba), com água sobre a pista e tivemos a impressão de estar subindo, o que nos levou a retornar e seguir para Mendoza.
Hospedagem: Apart Hotel ...

17º Dia – Ter - 18/02/2014 – Mendoza (08:50) – Villa Maria (20:00) - 670 Km
Trajeto: Rutas 7 a Villa Mercedes, 8 a Rio Quarto e 158 a Villa Maria.
Atrativos: Sem atrativos  - na verdade não foi totalmente sem atrativos, pois viajar é sempre muito bom - foi no entanto um dia atípico, pois tivemos problemas com o carro em General Deheza. Ao pararmos em um semáfaro, não conseguimos mais engatar a primeira marcha – só era possível com o motor desligado. Fomos informados que na cidade de Hernando havia concessionária Ford para conserto – seguimos, usando apenas 2ª e 5ª marchas. Na cidade porém, não havia acomodações, seguimos então para até Villa Maria.
Hospedagem: Le Parque Hotel.

18º Dia – Qua - 19/02/2014 – Consertando o Carro em Villa Maria
O Carro passou o dia na Veneranda, concessionária Ford de Villa Maria – tiraram o motor e só voltaram a trabalhar nele no final da tarde. Nós, passeamos pela cidade no final da tarde, pois das 12 às 16 horas o comércio permanece fechado e não se via ninguém na rua – muito calor – horário da “cesta”.

19º Dia – Qui - 20/02/2014 – Villa Maria (11:30) – Paysandu - Uy (20:00) - 586 Km
O Carro só foi entregue as 11:00 horas, quando partimos - o lado bom foi o valor pago (R$ 1.500,00),  1/3 do que gastaríamos para consertar em Floripa.
Trajeto: Rutas 9 a Rosário, 174, 26 e 12 a Concepcioón del Uruguay e 39, 14 e 135 até o Paso Internacional Colon.
Hospedagem: ???

20º Dia – Sex - 21/02/2014 – Paysandu (08:15) – Guaíba - RS (19:30) - 570 Km
Trajeto: Rutas 3 e 26 a Rio Branco/Jaguarão, e BR 116 a Guaíba.
Atrativos: Comprinhas nos Free Shops em Rio Branco.
Hospedagem: Hotel Guaíba

21º Dia – Sáb - 22/02/2014 – Guaíba (09:15) – Guaíba - RS (14:45) - 486 Km
Trajeto: BRs 116 e 290 a Porto Alegre e Osório e 101 a Floripa.