Mostrando postagens com marcador Atacama. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Atacama. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 25 de março de 2014

Atacama 2014 - Relato


"Finalmente! Um planejamento que começou pelo Atacama e migrou para o Ushuaia, por bom senso acabou na Patagônia e Lagos Andinos! Atacama e Ushuaia no entanto não foram descartados – apenas estão em “Stand By”.".

Essa foi a abertura de nosso relato da Viagem a Patagônia e Lagos Andinos, realizada entre 27/12 2012 e 20/01/2013. 

Dissemos ainda que em  1996 passamos pelo Atacama em nossa viagem a Machu Pichu (veja aqui), mas havia ainda muito a conhecer e continuava nos planos, talvez para 2014.

Voltar ao Atacama era um sonho, cujo planejamento começou em 2010, foi adiado, mas com a graça de Deus conseguimos realizar.

Nessa aventura, que ocorreu entre 02 e 22/02/2014, viajamos novamente em 4 pessoas – Valério e Tetê
e dessa vez nossa filha Renata e o namorado Thiago
, que também se mostraram excelentes companheiros de viagem. Tetê, mais uma vez a navegadora oficial, nessa viagem auxiliada por Thiago, continuou ligada no velocímetro, mas curtindo cada momento da viagem.

O nosso “Diário de Bordo” é um relato suscinto, destacando trajetos, distâncias, tempo, hospedagem e pontos de interêsse.


1º Dia – Dom - 02/02/2014 – Floripa (06:30) – São Borja - RS (20:40) – 946 Km
Trajeto: BRs 282 a Lages – 116 a Vacaria – 285 a São Miguel das Missões e São Borja

Atrativos: Ruínas Jesuítas da antiga Redução de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões - RS.

                                          Hospedagem: Hotel Al-Manara.

2º Dia – Seg - 03/02/2014 – S. Borja (08:45) – Quimilli – Arg (21:15) – 855 Km
Trajeto: Rutas 14, 120 e 12 a Resistência - 16 a Saens Peña  - 89 a Quimilli.




Atrativos: Chaco Argentino – belo visual e muito calor.

                                           Hospedagem: Hotel El Quinto

3º Dia – 04/02/2014 – Quimilli (09:00) – San Miguel Tucuman (14:50) - 376 Km
Trajeto: Rutas 89 e 34 a Santiago del Estero - 9 a San Miguel de Tucuman.


Atrativos: Mercado de Santiago del Estero e “Paseo Histórico” e estátua de Mercedez Sosa em San Miguel de Tucuman.


                                          Hospedagem: Lorenzo Suítes.

4º Dia – 05/02/2014 – S. M de Tucuman (09:30) – Cafayate (19:00) - 233 Km
Trajeto: Rutas 38 e 307 a Tafi del Valle - 307 e 40 a Cafayate.



 

Atrativos: O belo Caminho a Tafi del Valle, na pré Cordilheira, Ruínas de Quilmes, no Valle Calchaquí e a Cidade de Cafayate. Cordeiro com bom vinho de altitude no Restaurante Las Marias fechou o dia.


                                         Hospedagem: Hotel Tinkunaku.

5º Dia – Qui - 06/02/2014 – Cafayate (10:35) – Salta (17:10) 169 Km
Trajeto: Ruta 68 até Salta.
Atrativos: A Quebrada de las Conchas oferece um visual incrível, super colorida, com diversas formações rochosas como El Obelisco, Garganta del Diablo, El Anfiteatro, El Sapo, las Ventanas e Los Castillos – El Sapo não vimos... passamos batidos. O Ponto alto do dia foi comer empanadas, assadas de um forno rústico no meio do nada – melhores empanadas da viagem.
Hospedagem: Casa La Teresita – Hotel Boutique (muito barato).

6º Dia – Sex - 07/02/2014 – Passeando em Salta, “La Linda” - 47 Km
Atrativos: City Tour em Ônibus aberto, Almoço na Plaza 9 de Julio, Cabildo, Museu de Alta Montana, Catedral, Convento San Francisco, Mercado Artesanal e Villa San Lorenzo.  O City Tour leva ao acesso ao Cerro San Bernardo, onde tem um boa vista da Cidade. Mercado Artesanal também faz parte do roteiro do City Tour, com parada para compras (uma hora). A Villa San Lorenzo fica a aproximadamente 20 Km do centro – vale a pena visitar.

7º Dia – Sáb - 08/02/2014 – Salta (08:15) – Purmamarca (14:20) – 154 Km
Trajeto: Rutas 9 a San Salvador de Jujuy – 52 a Purmamarca.
Atrativos: O caminho pela Quebrada de Humauaca; a Cidade, com suas feiras de artesanato ao redor da praça; Cerro de las Siete Colores, magnífico e o Circuíto de Los Colorados , onde contempla-se uma infinidade de cores e tons nas montanhas, caminhando-se por aproximadamente 5 km – muito bom!
Hospedagem: Hostal Posta de Purmamarca.

8º Dia - 09/02 – Purmamarca (09:00) – Irya - Purmamarca (19:00) - 428 Km
Trajeto: Rutas 52, 9 e 13.
Atrativos: A Quebrada de Humauaca é incrível em toda sua extensão, exibindo muitas combinações de cores e formações rochosas. As cidades (ou povoados) de Humauaca, Tilcara e Maimará são muito pitorescas, além de Iruya, encravada na montanha, onde acaba a Ruta 13. Jantar em restaurante com Música Andina, em Purmamarca.
9º Dia - 10/02/2014 – Purmamarca (09:00) – San Pedro de Atacama - Chi (18:00)        – 421 Km
Trajeto: Rutas 52 a Susques e Passo Jama – 27 a San Pedro de Atacama
Atrativos: Los Caracoles, Salinas Grandes, Susques, as paisagens do deserto, os vulcões Licancabur e Juriques, muito próximos a carretera e cidade de San Pedro de Atacama, que é muito pitoresca e gostosa. O Museu de Arqueologia, a Igreja e a Praça, além de suas ruelas são os principais atrativos da cidade, que serve de base para passeios na redondeza. Não visitamos o Museu, pois já o conhecemos em 1996, mas Igreja e as ruas é sempre bom visitar.
Hospedagem: Hotel Pascual Andino.

10º Dia – ter - 11/02/2014 – Toconao – Laguna Cejar – Valle de la Luna – 137 Km
Antes dos passeios procuramos um borracheiro, pois havia um pneu “baixo” – não tinha conserto rápido – tirou o pneu para galvanizar, a moda antiga.
Toconao é um vilareja a 40 Km de SPA – um oásis – visitamos a cidade e o Valle Jere, um parque verde localizado num canyon ao lado da cidade.
Laguna Cejar – retornando em direção a SPA, a esquerda chega-se a laguna, que devido sua alta concentração de sal, não é possível afundar – pode-se ler um jornal “sentado na água”. Nos banhamos por alguns minutos e logo tomamos uma ducha de agua doce, no local, para tirar a concentração de sal na pele.
Valle de la Luna – no lado oposto da cidade localizasse o Valle – fomos no final da tarde, para assistir o por do sol – espetacular!

11º Dia – Qua - 12/02/2014 – Geiser del Tátio – Machuca – Valle de la Muerte - 176 Km
Geiser Del Tátio – a Saída ocorreu às 05:00 hs e a temperatura no caminho chegou a -6°C – não lembramos a temperatura no Geiser, mas era muito frio e o espetáculo maravilhoso!!!
Machuca – um pequeno povoado as margens da ruta que leva aas Geiseres – parada para um lanche – café, pastel de queijo de leite de cabra e espetinho de carne de llama, muito bom.
Valle de la Muerte – assim como o Valle de la Luna, um lugar imperdível de se visitar – fica bem próximo a cidade, no lado aposto a ao Valle de la Luna, as margens da ruta 23, que leva ao litoral.
Os passeios acima, descanso no hotel e uma caminhada pela cidade no final da tarde e noite, foram as atividades do dia.

12º Dia – qui - 13/02/2014 – San Pedro de Atacama (08:35) – Taltal (19:05) - 633 Km
Trajeto: Rutas 23 e 5 (Panameriacana) a Antofagasta – 5, B70 e 1 a Taltal.
Atrativos: O deserto é sempre um atrativo. La Portada - em Antofagasta, La Mano del Desierto – 75 Km ao sul, Observatório Paranal, a ruta 1 – margeando o litoral, o pôr do sol no Pacífico e a cidade de Taltal.
Hospedagem: Posada Maria Mercado.
13º Dia – sex - 14/02/2014 – Taltal (08:30) – La serena (18:15) - 660 Km
Trajeto: Rutas 1 e 5 (Panameriacana)
Atrativos: O Caminho, Copiapó e o pôr do Sol em La Serena.
Chegamos no final da tarde de uma sexta feira a um dos mais badalados balneários do Chile – consequência: rodamos muito para conseguir um alojamento – pousadas e hotéis lotados, mas por muita sorte conseguimos um casa de temporada, a uma quadra da Avenida del Mar.
Hospedagem: Casa de temporada.

14º Dia – Sáb - 15/02/2014 – Passeando em Coquimbo e La Serena - 54 Km
O dia não foi apenas de passeio – tivemos que fazer geometria a alinhamento de rodas, pois o conserto do pneu em San Pedro de Atacama deixou a roda “tremendo” e só percebemos no asfalto.
Coquimbo é uma cidade portuária ligada a LaSerena – não se percebe onde termina uma e começa a outra. Visitamos a Cruz do Terceiro Milênio, donde tem-se uma boa vista de La Serena e o Mirador Los Navegantes, voltado para a Baia Ferradura.
Almoçamos em um Shopping e a tarde visitamos o farol e a praia de La Serena, A noite comemos pizza com vinho e descansamos.

15º Dia – Dom - 16/02/2014 – La serena (07:45) – San Jose de Jachal – Arg (18:15) - 381 Km
Trajeto: Rutas 41 até Paso Água Negra e 150 a San Jose de Jachal
Atrativos: Vicuña (cidade), todo o Valle del Elqui, Paso Água Negra...
O Paso Água Negra é o mais bonito que conhecemos – no seu ponto máximo a  altitude  é  de 4850 m.s.n.m. – aberto apenas de novembro a maio, pois nas outras épocas não oferece condições de trafegabilidade por causa da neve.
Hospedagem: Apart Hualta Picum

16º Dia – Seg - 17/02/2014 – San Jose de Jachal (08:30) – Mendoza ( ??:??) - 546 Km
Trajeto: Rutas 150, PP 49 e 40
Atrativos: O visual
A distância entre São Jose de Jachal e Mendoza é de aproximadamente 420 Km – rodamos  130 km a mais a Ruta 40 ao norte estava interrompida (iríamos a Cordoba), com água sobre a pista e tivemos a impressão de estar subindo, o que nos levou a retornar e seguir para Mendoza.
Hospedagem: Apart Hotel ...

17º Dia – Ter - 18/02/2014 – Mendoza (08:50) – Villa Maria (20:00) - 670 Km
Trajeto: Rutas 7 a Villa Mercedes, 8 a Rio Quarto e 158 a Villa Maria.
Atrativos: Sem atrativos  - na verdade não foi totalmente sem atrativos, pois viajar é sempre muito bom - foi no entanto um dia atípico, pois tivemos problemas com o carro em General Deheza. Ao pararmos em um semáfaro, não conseguimos mais engatar a primeira marcha – só era possível com o motor desligado. Fomos informados que na cidade de Hernando havia concessionária Ford para conserto – seguimos, usando apenas 2ª e 5ª marchas. Na cidade porém, não havia acomodações, seguimos então para até Villa Maria.
Hospedagem: Le Parque Hotel.

18º Dia – Qua - 19/02/2014 – Consertando o Carro em Villa Maria
O Carro passou o dia na Veneranda, concessionária Ford de Villa Maria – tiraram o motor e só voltaram a trabalhar nele no final da tarde. Nós, passeamos pela cidade no final da tarde, pois das 12 às 16 horas o comércio permanece fechado e não se via ninguém na rua – muito calor – horário da “cesta”.

19º Dia – Qui - 20/02/2014 – Villa Maria (11:30) – Paysandu - Uy (20:00) - 586 Km
O Carro só foi entregue as 11:00 horas, quando partimos - o lado bom foi o valor pago (R$ 1.500,00),  1/3 do que gastaríamos para consertar em Floripa.
Trajeto: Rutas 9 a Rosário, 174, 26 e 12 a Concepcioón del Uruguay e 39, 14 e 135 até o Paso Internacional Colon.
Hospedagem: ???

20º Dia – Sex - 21/02/2014 – Paysandu (08:15) – Guaíba - RS (19:30) - 570 Km
Trajeto: Rutas 3 e 26 a Rio Branco/Jaguarão, e BR 116 a Guaíba.
Atrativos: Comprinhas nos Free Shops em Rio Branco.
Hospedagem: Hotel Guaíba

21º Dia – Sáb - 22/02/2014 – Guaíba (09:15) – Guaíba - RS (14:45) - 486 Km
Trajeto: BRs 116 e 290 a Porto Alegre e Osório e 101 a Floripa.
Hospedagem: Lar, doce Lar

Foram 21 dias de viagem – 22 cidades – 8770 Km

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Próxima Viagem: Atacama 2014

ESSA JÁ FOI !!!  - 02 A 21/02/2014
MUITO BOA      -      RELATO EM BREVE !!!

Planejar uma viagem é muito fácil! Basta escolher o destino e navegar nos sites e/ou blogs de viagens para obter informações sobre os atrativos, roteiros, hospedagens, etc... Difícil é decidir qual o melhor roteiro e principalmente decidir quais atrativos "ficarão para a próxima". O destino já estava decidido - voltar ao Atacama (passamos lá em 1996). Dentre os vários blogs pesquisados, destacamos Viajando de CarroExpedição - Aventura não tem idade e Minha Moto & Eu - este último onde obtivemos informações recentes sobre o Paso Água Negra.
Depois de vários meses de planejamento, decidimos pelo roteiro abaixo e pelo mês de Fevereiro/2014.

1º Dia – Florianópolis  / São Borja  (883 Km)
Partida: 06:00 horas              -           Chega prevista: 18:00 horas
Roteiro: (BR 101, 282, 116, 285) Palhoça – Lages – Vacaria – Ijuí
Atrativos: a viagem, São Miguel das Missões - se houver tempo.

2º Dia - São Borja  / Quimili (Arg - 825 Km)
Partida: 07:30 horas              -           Chega prevista: 19:15 horas
Roteiro: (RN 14, 120, 12, 16, 89) Hormiguero – Ituzaingó - Corrientes –  Resistência - Presidência R. S. Pena - Charata
Atrativos: Av. Costanera em Corrientes, Chaco Argentino...
 
3º Dia - Quimili / San Miguel de Tucuman (363 Km)

Partida: 07:30 horas              -           Chega prevista: 13:00 horas

Roteiro: (RN 89, 34, 9) Santiago del Estero – Termas  Rio Hondo

Atrativos: Santiago del Estero, Termas do Rio Honde, Centro Histórico de S. M. Tucuman, Estátua Mercedes Sosa, Geocaches,  


4º Dia - San Miguel de Tucuman / Cafayate (310 Km)
Partida: 08:00 horas              -           Chega prevista: 17:00 horas
Roteiro: (Rutas 340, 338, 380, 38, 307, 40)  Villa Nouges, Tafi del Valle
Atrativos: Circuito Villa Nouges, Tafi del Valle, Visual, Geocaches.

5º Dia - Cafayate / Salta (413 Km)
Partida: 10:00 horas              -           Chega prevista: 16:10 horas
Roteiro: (Ruta 68) Vilarejos
Atrativos: Formações rochosas El Sapo, caminho, El Anfiteatro, Garganta del Diablo, Geocaches, vilarejos...

6º Dia - Salta – Passeios Urbanos
Partida: 09:00 horas              -           Chega prevista:
Roteiro e Atrativos: City Tour em Ônibus aberto, Plaza 9 de Julio, Cabildo, Museu de Alta Montana, Catedral, Convento San Francisco, Convento San Bernardo, Cerros San Bernardo e 20 de Julio, Iglesia La Via ou Candelária, Mercado Artesanal, Villa San Lorenzo...

7º Dia - Salta / Humahuaca (425 Km)
Partida: 08:00 horas              -           Chega prevista: 18:00 horas
Roteiro: (RN 9, 13) San Salvador de Jujuy – Iruya – Três Cruces
Atrativos: Pz de Armas (S.S.Jujuy), Quebrada de Humuahuaca, Plaza Iruya, Cerros, Ruelas da Cidade de Humahuaca...

8º Dia – Humahuaca / Purmamarca ou Susques ( 71 ou 199 Km)
Partida: 10:30 horas              -           Chega prevista: 18:30 horas
Roteiro: (RN 9, 52) Huacalera - Tilcara – Maimará – Purmamarca
Atrativos: Monumento Independência, Torre Santa Bárbara, Catedral N. Sra Candelária, Cabildo, Penas Blanca (Humuahuaca) – Relógio Trópico Capricórnio, El Molino (Huacalera) – Garganta del Diablo e Púcara de Tilcara – Pueblo Maimará - Cerro de las Siete Colores, Circuito de los Colorados, Feria Artesanal, Cabildo (Purmamarca) - Cuesta del Lipan, Salinas Grandes (a Susques)...

9º Dia – Purmamarca (Susques) / S. P.  Atacama (Chi - 453 ou 325 Km)
Partida: 08:00 horas  -  Chega prevista: entre 15:30 e 17:30 horas
Roteiro: (RN 52, 27)  Susques - Paso Jama
Atrativos: Cuesta del Lipan (foto), Salinas Grandes, Laguna Verde (Bolívia), Cordilheira dos Andes, Deserto, Valle de la Luna...
 
10º Dia – San Pedro de Atacama - Passeios (145 Km)
Partida: 09:00 horas              -           Chega prevista: 18:30 horas
Roteiro e atrativos: (RN 23, Rutas de Ripio) Toconao (38 Km – Laguna Cejar (33 Km) – Ruínas de Tulor (34 Km) – Valle de la Luna (13 Km) – Valle de la Muerte (18 km) – Pukará de Quitor (5 Km)...

11º Dia – San Pedro de Atacama - Passeios (185 Km)
Partida: 05:00 horas              -           Chega prevista: 13:30 horas
Roteiro e atrativos: (Ruta B-245), Gêiser del Tátio (92 Km) – Machuca (33 Km) – Termas de Puritama (31 Km) – Descanso no Hotel (28), Feirinha, Igreja, Museu, ruas...

12º Dia – San Pedro de Atacama / Taltal (620Km)
Partida: 07:30 horas              -           Chega prevista: 19:00 horas
Roteiro: (Rutas 23, 25, 5, 70, B710, 1) Calama – Antofogasta
Atrativos: Cidade Fantasma, La Portada, Plaza de Antofogasta, La Mano del Desierto, Observatório Paranal, paisagens naturais

13º Dia – Taltal / La Serena (656 Km)
Partida: 08:00horas              -           Chega prevista: 18:15 horas
Roteiro: (Ruta 5), Chanaral –Caldera – Copiapó – Vallenar
Atrativos: Plaza de Armas (Geocache) de Copiapó e demais Cidades do percurso

14º Dia – La Serena e Coquimbo (60 Km)
Partida: 10:00 horas              -           Chega prevista:
Roteiro: Ruas das cidade
Atrativos: Praias, praças, arquitetura, Parque Japonês, descanso no hotel...

15º Dia – La Serena / San José de Jachal (Arg - 375 Km)
Partida: 07:30 horas              -           Chega prevista: 18: 45 horas
Roteiro: (Rutas 41, 150) Vicuña – Paso Água – Rodeo
Atrativos: Paisagens naturais, Paso Água Negra (4.750 m.s.n. m.)...

16º Dia – S. José Jachal / Villa Carlos Paz  ou Alta Gracia (722 Km)
Partida: 07:30 horas              -           Chega prevista: 19:00 horas      
Roteiro: (Rutas 40, 74, 38, 20, 45) ) Villa Union – Nonogasta – Castro Barros – Cruz del Eje – Villa Carlos Paz
Atrativos: Paisagens naturais...

17º Dia – Alta Gracia / Paysandu (Uy - 691 Km)
Partida: 08:00 horas              -           Chega prevista: 19:30 horas
Roteiro: (Rutas 5, 9, 174, 25, 12, 39, 14, 135 ) Villa Maria, Rosário, Victoria, ..., Colon.
Atrativos: Paisagens e cidades do Caminho, Termas (?) ...

18º Dia – Paysandu / Jaguarão (532 Km)
Partida: 08:30 horas              -           Chega prevista: 18:10 horas
Roteiro: (Rutas 3, 26, 5, 26,  ) Tucuarembó, Melo, Rio Branco
Atrativos: Visual das Planícies Uruguaias, Free Shop em Rio Branco.

19º Dia – Jaguarão /Floripa (843 Km)
Partida: 08:00 horas              -           Chega prevista: 20:00 Horas
Roteiro: (BRs 116, 290, 101) Pelotas,  Porto Alegre, Sombrio...
Atrativos: ... Lar, doce Lar.


Ao chegarmos, com a Graça de Jesus Cristo e de Nossa Senhora, teremos percorrido aproximadamente 8.500 km, de viagem e passeios locais.
 
Mapa do Roteiro - alterado conforme descrição acima


Posicione o Mouse sobre as cidades para mais informações e/ou clique para abrir os respectivos sites

____________________________________

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Atacama 2014 - A próxima viagem

A próxima viagem já está em planejamento. Já temos o roteiro inicial, que poderá sofrer alterações ou adequações, pois ainda temos 6 ou 8 meses pela frente - pretendemos viajar em janeiro ou março 2014. Estamos agora pesquisando os passeios, pontos turísticos e todos os atrativos em cada local que passaremos. O foco principal é a noroeste argentino (Salta e Quebrada de Humahuaca) e San Pedro de Atacama, onde já estivemos em 1996, mas temos ainda muito a explorar. O Salar de Uyuni, embora não esteja no roteiro inicial, não está descartado.
Nesse tempo de planejamento tentaremos postar os relatos pendentes de 2011 e 2012 .

Clique na imagem abaixo para ver nosso roteiro. 


"A VIDA É COMO UM LIVRO, QUEM NÃO VIAJA SÓ LÊ A PRIMEIRA PÁGINA…"
 Frase do Blog EXPEDIÇÃO – AVENTURA NÃO TEM IDADE
Vale a pena dar uma olhada!!!

sábado, 14 de abril de 2012

1996 - Argentina, Chile, Bolívia e Peru (Machu Pichu)

              Em 1996 fomos a Machu Picho, de carona.
Recebemos o convite no retorno de nossa primeira Oktoberfest (Blumenau-SC), e aceitamos. 
Após algumas reuniões em nossa casa para planejamento,  emissão de passaporte e vacinas , partimos no dia 20/12/1996, as 05:30 hs para deixar o carro na casa de  Salomão e Cleusa, que foram com seu valente Lada.
Nosso cachorro, o Ruffols, que não quis ficar na casa de ninguém nos seguiu até a metade da rua, ponto mais alto, onde segundo vizinhos, "fazia plantão" diariamente a nossa espera - uma vizinha o alimentou durante o período.
Nosso filhos - Renata e Marcelo - ficaram na Praia do Santinho (Floripa), com os tios Carlinhos e Regina - período muito bom segundo eles.
            As 06:00 hs partimos de Floripa em direção a Lages, chegando em Dionisio Cerqueira, divisa Brasil/Argentina,  por volta de 13:30 hs.
Passamos por Posadas e Corrientes, norte da Argentina, chegando a Resistência por volta de 22:00 hs. Foram 1.400 Km no primeiro dia.

No segundo dia fomos até Salta, depois de passar por San Salvador de Jujuy.  A RN (Ruta Nacional) 16 estava em péssimas condições e fomos ziguezagueando até a RN 34.
Chegamos em Salta após o anoitecer e nos hospedamos no Hotel Colonial, na Plaza 9 de Julho, após percorrer 950 Km.

No terceiro dia o percurso foi menor - cerca de 450 Km até San Pedro de Atacama - Chile.
Partindo de Salta as 07:00 hs, seguimos para o Chile pelo Paso de Sico, melhor caminho na época, em estrada de rípio, com muita poeira. Após algumas horas, margeando rios temporários, que só tinham água em abundância na época do degelo, avistamos aos primeiros montes da Cordilheira dos Andes - a emoção foi grande e na primeira oportunidade fizemos a primeira foto (filme Kodak, aza 200, 36p). 
A subida da Cordilheira foi linda - a paisagem mudava a medida que subíamos e um enjoo ia tomando conta de nós - era o "soroche" ou "mal das alturas", causado pela diminuição do oxigênio, nada que não pudéssemos superar.
          A primeira "cidade" no caminho foi San Antônio de Los Cobres, num ambiente seco e inóspito (foto ao lado), onde paramos para apreciar a paisagem e tomamos um café feito em "liquinho" na beira da estrada.
Após passagem no "Controle Fronterizo" argentino de San Antônio, 140 Km a frente chegamos ao Paso de Sico, onde tivemos a bagagem revistada, mas não tivemos problemas (a fiscalização chilena é rígida quanto a entrada de produtos in natura, para evitar principalmente a disseminação da "mosca das frutas").
Por volta de 17:00 hs chegamos a San Pedro de Atacama, no deserto mais seco do mundo. Após alguma procura, nos hospedamos no Hotel La Casa de DonTomaz.
Após um bom banho e descanso, saímos pelas ruas sem calçamento para jantar. Era um visual de cidades mexicanas em filmes de "cowboy". Chegamos a um lugar "assustador" - pessoas paradas na porta de um estabelecimento com uma pequena placa escrita Restaurante, ou coisa assim, que parecia um "buteco de subúrbio". Entramos, e para nossa surpresa, aquele ambiente de chão batido, com cachorros deitados em alguns cantos, parecia uma "Torre de Babel". Ouvia-se vários idiomas - inglês, italiano, alemão, francês, além de outros que não identificamos. O jantar foi um "Lomo com Papas Fritas", acompanhado de uma boa cerveja.
Na época, a energia elétrica era por geradores e desligada as 22:00 horas, então não pudemos nos demorar muito.

No dia seguinte, quarto dia, Salomão e Cleusa resolveram retornar pelo sul - Vina del Mar, Santiago, Buenos Aires, Montevideo, etc, e assim o fizeram.
Nós, visitamos o Museu, a Igreja e a feira, o povoado de Toconao, Salar Reserva de Los Flamencos, e seguimos em direção norte pela Ruta 5, ou Rodovia Panamericana, pernoitando em Iquique.  Foram mais 450 km de retas e cânions, num visual indescritível, que a melhor câmera não consegue mostrar - coisa para ficar na memória.
No quinto dia, após o café da manhã no Hotel Príncipe de Gales, onde soubemos que ali não chovia há 12 anos, molhamos os pés no Oceano Pacífico e seguimos viagem. Mais 290 km de deserto e chegamos as 14:00 horas na Feira de Arica, entrada da cidade. Ali nos deparamos com uma diversidade de produtos, que não fazíamos idéia de onde vinham - os cânions.  Almoçamos e seguimos para o centro - nos hospedamos em um hostel próximo a Praça Brasil.
Era véspera de natal. Tomamos um chopp na praça, andamos pela cidade e no quarto do hostel jantamos um "pollo" (frango) com gosto de peixe (devido a ração).

25 de dezembro de 1996, sexto dia. Fomos conhecer o Lago Chungará, a apenas 150 km de Arica, mas 4.500 metros mais alto, onde recebemos um belo presente - a neve.
Foi nosso primeiro e até hoje único Natal com neve, e Tetê não resistiu - mesmo sem roupa adequada, saiu do carro para a foto.
Passamos por Parinacota (abaixo) e seguimos até o Lago Chungará, onde apreciamos um visual maravilhoso do lago, com o Vulcão Parinacota ao fundo.
Retornamos para o calor de Arica bem "zonzos" devido a altitude - mascar folhas de coca não resolveu.
Rodamos pela Avenida (costanera) San Martin e visitamos o Morro de Arica. 
 
No sétimo dia não descansamos. Seguimos para La Paz, passando novamente pelo Lago Chungará, revendo aquele visual maravilhoso. Entramos na Bolívia pela RN 4, seguindo pelo altiplano andino até chegarmos por volta de 16:30hs. Nesse dia percorremos  450 Km. Em La Paz nos hospedamos no Hotel Glória, próximo a Praça San Francisco. Rodamos um pouco pela cidade, até o Estádio Hernando Siles (3.600 m.s.n.m.), visitamos o Mercado Central, tomamos um chá de folhas de coca para amenizar o soroche, comemos bolinhos na Praça e retornamos ao hotel, onde antes de dormir tomamos um Pisco Souer - cortezia.

No dia seguinte, oitavo dia, seguimos cedo com destino a Puno. Almoçamos em Copacabana, as margens do Lago Titicaca, depois de atravessarmos de balsa o estreito de Tiquina, que quase divide o lago. Entramos no Perú por Yunguyo, onde tivemos problemas com a documentação do carro, resolvida em Puno, onde chegamos por volta de 17:00 hs, mas só fomos liberados no início da noite. 290 Km nesse dia.


No nono dia não andamos de carro. Navegamos no Lago Titicaca, visitando as Ilhas Flutuantes dos Uros e a Ilha Taquille. Subimos 538 degraus irregulares para chegar ao único povoado taquillenho. Na metade da tarde retornamos para Puno, e jantamos Ceviche Peruano.


No décimo dia, rodamos 390 km até Cuzco, a maior parte em estrada de chão. No trajeto, além da paisagem exuberante, avistamos llamas vicunhas e alpacas. Passamos por Juliaca, Sicuani e Urcos,  chegando a Cuzco no final da tarde. Nos hospedamos num hotel em frente a Plazoleta Espinar, a uma quadra da Plaza de Armas, onde fica a Catedral, edificada entre 1560 e 1664.

No dia 30/12/1996, 11º dia, fomos a Machu Pichu. Seguimos de carro através do Vale Sagrado até  Ollantaytambo, cerca de 90 km de Cuzco, ponto mais próximo de Machu  Pichu acessível de carro.
Em um trem comercial, margeando o Rio Urubamba, seguimos até Águas Callientes, onde tomamos um micro ônibus que nos levou até monte Machu Pichu. Foi um dia maravilhoso conhecendo a Cidade Perdida dos Incas. Regressamos no final da tarde, num trem superlotado, mas muito divertido, apesar do cansaço. Chegamos a Cuzco por volta de 22:00hs.

12º Dia - Revellion em Cuzco. Nesse dia saímos cedo e conhecemos Sacsayhuaman a 3  km de Cuzco, KenkoTambomachaye e Pisac no Vale
Vale Sagrado dos Incas - 60 km ida e volta. Retornamos na metade da tarde e descansamos até a noite - quando a cidade ficou uma loucura - parece que todos saíram às ruas para comemorar a chegada do Novo Ano. A Avenida do Sol estava tomada por ambulantes que vendiam todos os tipos de "churrasquinhos" e batatas assadas - o cheiro que querosene infestava o ambiente. Nossa Ceia de Revellion foi na Plaza de Armas, com vista para a Catedral. Meu relógio marcava 3 horas - meia noite na hora local.

Nos dias 01 e 02/01/1997, 13º e 14º dias permanecemos em Cuzco. A essa altura já estávamos perfeitamente adaptados a altitude.
Nosso carona foi a Lima de avião e nós, ao aguardarmos, aproveitamos para descansar e passear pela cidade, que é maravilhosa.


No 15º dia, iniciamos o nosso retorno. Tomamos a Ruta 3S, a mesma da ida, até Combapata. Tomamos então a Ruta 28 e várias outras para Arequipa, chegando ao entardecer. Foram cerca de 450 Km, boa parte em estrada de chão. Paramos na Plaza de Armas,
tomamos um "café" e seguimos em direção sul pela Ruta 1S, ou  Panamericana Sur. Com muita neblina e baixíssima visibilidade, chegamos em Islay, onde a rodovia acabou no portão do porto, as margens do Pacífico - eu estava ao volante e tomei o caminho errado, 56 Km fora da Panamericana. Passei a "boleia" e retornamos para a Panamericana. Seguimos mais 166 km de tensão, e chegamos a Moquégua a 01:00 h onde pernoitamos. Percorremos nesse dia 790 Km.

No 16º dia (04/01/1997), em decorrência do stress da noite anterior, que talvez tenha sido apenas a "gota d'água", houve um desentendimento entre carona e nós, caroneiros. A partir daí fui incumbido de dirigir e depois de passar por Tacna, Arica, e Calama, chegamos no final da tarde em San Pedro de Atacama (880 Km) para pernoitar.

No 17º dia retornamos até Salta (450 Km - rípio) e no 18º até Posadas (1.150 Km), sempre comigo ao volante.

Partimos de Posadas as 16:00 hs do 19º dia e desembarcamos de um ônibus da Viação Catarinense as 16:30 hs do dia 08/01/1997 (20º), na rodoviária de Floripa - 1.115 Km em 24 horas.

Foram 20 dias e quase 10.000 km rodados, numa viagem que apesar dos últimos 4 dias foi maravilhosa.  Tão maravilhosa que depois de 15 anos fizemos este relato, baseado apenas na memória (obviamente as fotos ajudaram a relembrar).

Dica de Viagem: Não viaje mais de dois dias no mesmo carro (seu ou de outro) com alguém que não seja mulher/marido e/ou filhos - permanecer juntos demasiadamente, pode causar danos irreparáveis. Seja franco, diga não e o porquê, e mantenha a amizade.