Mostrando postagens com marcador Morretes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Morretes. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

2012 - Curitiba, Serra da Graciosa e Morretes - PR

Em 2012, dias 2 e 3 de fevereiro demos mais um “rolê” por Curitiba, Serra da Graciosa e Morretes, lugares onde já passamos várias vezes, mas que sempre é prazeroso retornar. O objetivo principal dessa vez foi mostrar a região ao Thiago, namorado da Renata, que é capichaba, torce pelo Coxa, mas já está se apaixonando pelo azul e branco, cores do Avaí. Em Curitiba, depois de almoçarmos  marreco no Bar do Alemão - Largo da Ordem, fomos ao estádio do Coritiba, ao Parque Tanguá, Ópera de Arame, e a um lugar que ainda não conhecíamos, o Jardim Botânico.

Dormimos no Hotel Brasília e no domingo pela manhã seguimos para Morretes. pela Serra da Graciosa, caminho muito bonito. Passeamos no “centrinho”, comemos “barreado” no Restaurante Ponte Velha e retornamos por Caiobá/Guaratuba, atravessando a baia de “ferriboat”.
Foi um passeio simples, mas muito bom - aproximadamente  670 Km em muito boa companhia.
 
Todas as Fotos

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

2010 - Trem da Serra do Mar - Curitiba/Morretes

Em 2005 descobrimos Morretes, uma cidadezinha histórica próxima ao litoral paranaense, encravada aos pés da Serra do Mar. Em 2010 retornamos, para fazermos o passeio de trem, que normalmente é feito no sentido Curitiba/Morretes. Fizemos ao contrário - no dia 19 de março, sexta feira, seguimos para Morretes (305 Km) e nos hospedamos na já conhecida Pousada Trilha da Serra.

Comemos um barreado no restaurante My Hause (meia boca) e às 15:00 tomamos o "Trem da Serra do Mar". Foram aproximadamente 3 horas até Curitiba, através da Serra do Mar, num cenário deslumbrante de um dia maravilhoso. Em Curitiba, apenas passamos da Estação para o Terminal Rodoviário e em meia hora estávamos dentro de um ônibus, retornando pela BR 277. Chegamos na pousada por volta de 20:00 onde jantamos - havia comida árabe naquele dia.

No dia seguinte, fomos para Curitiba pela Estrada da Graciosa, que há tempos queríamos conhecer - belo caminho entre a vegetação da Mata Atlântica - vale a pena. Em Curitiba, almoçamos no Bar do Alemão, que serve um marreco rechedo muito saboroso.  Haviamos planejado passar a noite na Capital Paranaense, mas devido indiferença do gerente de um hotel ao  constatar que nossa reserva havia sido ocupada por outros, resolvemos descer a serra.
Depois de uma chuva torrencial na descida, chegamos no final da tarde em Pomerode,  a cidade mais alemã do Brasil, situada no Vale do Itajaí, SC. Já era um pouco tarde e por sugestão de Tetê, que viaja muito a trabalho e conhece quase "Santa Catarina por inteiro", fomos dormir em Timbó, 20 Km distante. Nos hospedamos Timbó Park Hotel e jantamos na Choperia e Restaurante Tapyoka.


No domingo, 21 de março após o café da manhã, caminhamos por alguns pontos da cidade para fazermos umas fotos, deixando hotel por volta de meio dia. Passamos novamente em Pomerode, visitamos feiras, exposições e obviamente não pudemos deixar de degustar o melhor chopp artesanal do estado no portal da cidade, apenas um pois como todos sabem, álcool e volante não combinam - estávamos a caminho de casa e tínhamos pela frente alguns quilômetros de BR 480 e mais alguns de BR 101 (162 Km ao todo). Chegamos em casa às 16:00 hs, depois de almoçarmos em um Shopping próximo.


Dica: Faça o passeio de Trem a partir de Curitiba para Morretes. A subida é maravilhosa, mas após a Serra o passeio torna-se monótono, na periferia de Curitiba - na ida, tudo é festa.

Mais fotos, Clique Aqui

terça-feira, 31 de julho de 2012

2005 - Morretes, Paranaguá e Ilha do Mel - PR

Em 2005 descobrimos Morretes, uma cidadezinha histórica próxima ao litoral paranaense, encravada aos pés da Serra do Mar. É conhecida pela Culinária, cujo prato principal é o Barreado, pelo casario colonial, além de fazer parte de um trajeto clássico do turismo paranaense: Curitiba - Morretes - Paranaguá, que pode ser feito pela Estrada de Ferro construida em 1880, considerada uma obra prima da engenharia ferroviária, ou pela Estrada da Graciosa, uma das primeiras ligações ao litoral, iniciada em 1854, que atravessa uma das mais preservadas áreas de Mata Atlântica do Brasil.
Partimos em um a manhã de outubro e como sempre, procurando caminhos altenativos. Foi a primeira vez que passamos pela rodovia "Inter Praias", que liga Itapema a Balneário Camboriú - vale a pena. Seguimos pela BR 101 até Garuva, tomando as SC e PR 412, chegando em Guaratuba.
Após a travessia da baía de Guaratuba por balsa, chegamos em Morretes por volta de 13:00 horas, através das rodovias PR 508 e BR 277. Fomos
diretamente ao Restaurante Maldalozo, as margens do Rio Nhundiaquara, onde saboreamos pela primeira vez, um gostoso barreado. Após o almoço, com muito calor, passeio pelo Largo do Centro Histórico, Vila da Graciosa e Antonina.
A noite, após Chech In na Pousada Trilha da Serra, novamente passeio pela cidade e jantar no Restaurante Nhundiaquara, praticamente debruçado sobre o Rio homônimo.
No dia seguinte fomos a Paranaguá, onde visitamos o Centro Histórico, seguindo para Pontal do Sul, onde deixamos o carro e tomamos um barco para a Ilha do Mel.
Na Ilha, após o almoço, caminhamos por trilhas e praias, até a localidade de Nova Brasília, onde seria o local ideal para hospedagem. O percurso, embora casativo, foi muito lindo. As opções de hospedagem no entanto não nos agradaram - tomamos um "barco-taxi" e retornamos para a Praia de Encantadas, onde havíamos aportado. O "piloteiro" nos indicou a Pousada Estrela do Mar, muito legal!
Descansamos o resto da tarde, jantamos na pousada e partimos no dia seguinte, no barco das 11:30hs. Havia muita neblina, que nos acompanhou até bem perto de casa - estava um dia atípico. Foi uma viagem rápida, mas bem gostosa. Gostasmos tanto que voltamos a Morretes em outras duas ocasiões (Mais fotos clique Aqui).