Mostrando postagens com marcador Estados do Sul. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Estados do Sul. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

2012 - Gramado - RS - Roteiro IV


Em 2012 voltamos a Gramado, dessa vez para conhecer a decoração, festividades de Páscoa e a Chocofest. Foi o nosso Roteiro IV, haja vista que sempre que possível gostamos de passar por caminhos diferentes. O caminho escolhido e obviamente ainda não conhecido foi a Rotado do Sol – melhor e mais curto para quem vai de Floripa.

Fomos no dia 06 de abril, Sexta Feira Santa, tendo como companhia Marcelo e Morgana. Seguimos para o sul (não lembramos a que horas) até Terra de Areia, onde deixamos a BR 101 tomando a RS 453, ou Rota do Sol. As 11:50 horas fizemos a primeira foto na subida da serra, chegando por volta de 15 horas no Café Colônial Gramado. Após nosso “café-almoço” seguimos para o Hotel Veneza D’Itália, nos instalamos e no final da tarde fomos passear no centro. À noite assistimos a encenação da retirada de Cristo da Cruz, ou Descida da Cruz, em frente à Igreja Matriz São Pedro.

No sábado, dia 07, visitamos os principais pontos turístico – Morgana não conhecia. Fomos ao Lago Negro, Mundo a Vapor (só na frente) e Parque Caracol. Passeamos nas ruas de Canela e admiramos a decoração – melhor que Gramado. A Noite comemos cachorro quente em Gramado.
 

No Domingo, dia 08, deixamos o hotel após o café da manhã e fomos para o centro procurar outro - decidimos passar mais uma noite, mas queríamos outro hotel. Ficamos no Canto Belo, melhor, mais central e mais barato, pois aos domingos os preços caem.  Foi um dia para descanso - almoçamos na Churrascaria Canela em Brasa (filial da Av. das Hortências), descansamos no quarto e a noite compramos vinho num supermercado e tomamos na sacada.

No dia 09, segunda feira, deixamos o hotel por volta de 10:00 horas. Retornamos pelo mesmo caminho de ida. Paramos algum tempo no “Supercenter Japonês, em Sombrio, chegando em casa pouco depois das 15 horas. Foram 880 Km nesse roteiro de belo visual e ótima companhia.


Todas as Fotos

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

2012 - Curitiba, Serra da Graciosa e Morretes - PR

Em 2012, dias 2 e 3 de fevereiro demos mais um “rolê” por Curitiba, Serra da Graciosa e Morretes, lugares onde já passamos várias vezes, mas que sempre é prazeroso retornar. O objetivo principal dessa vez foi mostrar a região ao Thiago, namorado da Renata, que é capichaba, torce pelo Coxa, mas já está se apaixonando pelo azul e branco, cores do Avaí. Em Curitiba, depois de almoçarmos  marreco no Bar do Alemão - Largo da Ordem, fomos ao estádio do Coritiba, ao Parque Tanguá, Ópera de Arame, e a um lugar que ainda não conhecíamos, o Jardim Botânico.

Dormimos no Hotel Brasília e no domingo pela manhã seguimos para Morretes. pela Serra da Graciosa, caminho muito bonito. Passeamos no “centrinho”, comemos “barreado” no Restaurante Ponte Velha e retornamos por Caiobá/Guaratuba, atravessando a baia de “ferriboat”.
Foi um passeio simples, mas muito bom - aproximadamente  670 Km em muito boa companhia.
 
Todas as Fotos

domingo, 9 de dezembro de 2012

2010 - Foz do Iguaçu - PR

Foi uma viagem rápida, aproveitando os últimos dias da segunda parte de nossas férias - costumamos dividir geralmente entre março e outubro (20 e 10 dias, respectivamente).

Seguimos dia 18 de outubro após o almoço, para o oeste catarinense pela Br 282. Passamos por Lages, Campos Novos, Joaçaba e pernoitamos em Xanxerê. Dormimos no Center Hotel, que  oferece um café da manhã um tando diferente, para nós - além do cardápio tradicional com frutas, sucos, etc... há uma chapa onde o próprio hospede pode assar a polenta, o queijo colonial, o salame - algo bem caseiro e italiano - muito bom. 
 
No dia seguintes partimos cedo pela BR 480, sentido noroeste. Passamos por São Domingos, Galvão, Jupiá e São Lourenço do Oeste, na fronteira com o Paraná. No Estado vizinho passamos por Vitorino, Francisco Beltrão, Salto do Lontra (caminho alternativo), chegando Br 277 próximo a Cascavel. Almoçamos em Matelandia, no Castelletto Restaurante, as margens da BR. É um restaurante Italiano, numa edificação em forma de castelo, onde a comida é servida tipo rodízio - muito bom e barato.

Chegamos a Foz do Iguaçú próximo às 14:30 hs. O hotel reservado pela internet, na Av. das Cataratas era uma espelunca. Um hotel grande, passando por reformas, carpetes cheirando a poeira e sujeira - horrível. Não ficamos. seguimos para as Catararas, onde permanecemos até o horário de fechamento. Após nos hospedamos em um hotel próximo ao centro, que por mais que me esforce não consigo lembrar o nome - não era ruim, mas não traz recordações. A noite tomamos um choope jantamos em um shopping próximo ao hotel - era um "point" bastante frequentado pelos paraguaios, a julgar pelas placas dos carrões no estacionamento.

No dia seguinte visitamos a Hidroelétrica de Itaipú pela manhã e não havia mais o que fazer na cidade (havia sim, nós é que marcamos) - passar para o lado paraguaio, nem pensar! Retornamos pela 277 até Curitiba, tomando o Rodoanel Leste e já estava escuro quando tomamos a BR 116 em direção a Lages. É óbvio que estavamos no caminho errado, mas só tivemos certeza ao ligar o GPS e aquela voz chata insistir em "faça o retorno a 300 metros" - foi mais de meia hora até chegarmos na 376, caminho correto. Chegamos às 22:30, depois de jantarmos no Espetinho de Ouro, próximo a nossa casa.

Dica: informe-se sempre sobre os pontos de interêsse (anote-os) - deixamos de visitar alguns por falta de informação.

Para ver todas as fotos Clique Aqui.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

2010 - Trem da Serra do Mar - Curitiba/Morretes

Em 2005 descobrimos Morretes, uma cidadezinha histórica próxima ao litoral paranaense, encravada aos pés da Serra do Mar. Em 2010 retornamos, para fazermos o passeio de trem, que normalmente é feito no sentido Curitiba/Morretes. Fizemos ao contrário - no dia 19 de março, sexta feira, seguimos para Morretes (305 Km) e nos hospedamos na já conhecida Pousada Trilha da Serra.

Comemos um barreado no restaurante My Hause (meia boca) e às 15:00 tomamos o "Trem da Serra do Mar". Foram aproximadamente 3 horas até Curitiba, através da Serra do Mar, num cenário deslumbrante de um dia maravilhoso. Em Curitiba, apenas passamos da Estação para o Terminal Rodoviário e em meia hora estávamos dentro de um ônibus, retornando pela BR 277. Chegamos na pousada por volta de 20:00 onde jantamos - havia comida árabe naquele dia.

No dia seguinte, fomos para Curitiba pela Estrada da Graciosa, que há tempos queríamos conhecer - belo caminho entre a vegetação da Mata Atlântica - vale a pena. Em Curitiba, almoçamos no Bar do Alemão, que serve um marreco rechedo muito saboroso.  Haviamos planejado passar a noite na Capital Paranaense, mas devido indiferença do gerente de um hotel ao  constatar que nossa reserva havia sido ocupada por outros, resolvemos descer a serra.
Depois de uma chuva torrencial na descida, chegamos no final da tarde em Pomerode,  a cidade mais alemã do Brasil, situada no Vale do Itajaí, SC. Já era um pouco tarde e por sugestão de Tetê, que viaja muito a trabalho e conhece quase "Santa Catarina por inteiro", fomos dormir em Timbó, 20 Km distante. Nos hospedamos Timbó Park Hotel e jantamos na Choperia e Restaurante Tapyoka.


No domingo, 21 de março após o café da manhã, caminhamos por alguns pontos da cidade para fazermos umas fotos, deixando hotel por volta de meio dia. Passamos novamente em Pomerode, visitamos feiras, exposições e obviamente não pudemos deixar de degustar o melhor chopp artesanal do estado no portal da cidade, apenas um pois como todos sabem, álcool e volante não combinam - estávamos a caminho de casa e tínhamos pela frente alguns quilômetros de BR 480 e mais alguns de BR 101 (162 Km ao todo). Chegamos em casa às 16:00 hs, depois de almoçarmos em um Shopping próximo.


Dica: Faça o passeio de Trem a partir de Curitiba para Morretes. A subida é maravilhosa, mas após a Serra o passeio torna-se monótono, na periferia de Curitiba - na ida, tudo é festa.

Mais fotos, Clique Aqui

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

2009 - Uruguai, Buenos Aires e Serra Gaúcha

01 de Março de 2009, 06:00 horas - depois de muito planejamento, partimos para conhecer um pouco do Uruguai e Capital Portenha. Lemos vários relatos na internet, perquisamos sobre a documentação necessária para transitar de carro no Uruguai e sobre pontos turísticos, mas a maior inspiração, incentivo e dicas vieram de nosso filho Marcelo e namorada Morgana. Em janeiro do mesmo ano foram de ônibus a Montevideo, Colonia del Sacramento e Buenos Aires. Seus relatos nos estimularam a fazer o roteiro abaixo. (Ver todas as fotos)


01/03/2009 - Floripa - Praia do Cassino, Rio Grande, RS.
Partida: 06:00hs - Chegada: 17:25Hs - Distância: 788Km

Foi um dia de viagem tranquilo, com uma parada de aproximadamente 1 hora e 20 minutos em Torres, RS (256Km). Fizemos rápidas passagens pelos principais pontos turístico - Parque da Guarita, Praia do Meio e Morro do Farol, de onde se tem uma visão panorâmica da região - muito bonito, vale a pena conhecer.

Seguimos então pela Estrada do Mar (RS 389) para Porto Alegre e almoçamos em Eldorado do Sul, já na BR 116, onde abastecemos. Foram as duas paradas do percurso, que possui muitos pedágios, principalmente a partir de Porto Alegre. Chegamos no final da tarde, mas a tempoainda de dar uma volta na longa Praia do Cassino, a maior em extensão do mundo - 256 Km, estende-se desde a cidade de Rio Grande até o Chuí.

02/03/2009 - Rio Grande - Punta del Este, Uruguai.
Partida: 08:30hs - Chegada: 17:00hs- Distância: 532km
Seguimos para Chuí, passando rapidamente nas cidades de Rio Grande e Santa Vitória doPalmar. Esse trajeto deve ser feito com cautela, pois a BR 471 corta a EstaçãoEcológica do Taim, havendo grande possibilidade de animais cruzarem a rodovia. Seguimos direto para a Barra do Chuí (275Km), onde conhecemos o Arroio Chuí, ponto extremo sul do Brasil, retornando em seguida para a cidade, onde almoçamos e compramos alguns pesos uruguaios. A Aduana Uruguaia fica a 3 Km da divisa. Após os trâmites, simples e rápidos, seguimos pela Ruta 9 (parada no Forte SantaTereza - estava fechado) até Castilhos, onde rumamos para o litoral pela Ruta 16. Passamos nos pequenos balneários de Águas Dulces, La Pedrera e La Paloma (o maior), ao longo do litoral, transitando pela Ruta 10, uma "interpraias" do Uruguai. Essa rodovia é interrompida na barra da Laguna Gazon, podendo-se passar de balsa,  mas não há horários definidos.  Seguimos então pelas Rutas 15, 9, e 104, para chegarmos novamente a 10, já bem próximo a La Barra, onde passamos pela ponte ondulada. Chegamos a Punta del Este ao entardecer. Nos hopedamos no Bonne EtoileHotel e saímos para conhecer a feira de artesanato da Plaza Artigas (final da Av. Gorlero) e jantar.

03/03/2009 - Punta del Este - Montevideo
Partida: 10:00hs - Chegada: 16:00hs- Distância: 153km
Acordamos cedo e após o café da manhã deixamos o hotel para passear na cidade. Passamos nos principais pontos turísticos - aqueles em que todos fazem fotos - Porto, Praia Brava (onde da areia surge La Mano), Hotel Cassino Conrad, etc... Depois fomos a Maldonado, onde fizemos algumas fotos na Plaza San Fernando, seguindo então para Punta Balena, para visitar a Casa del Pueblo. Não entramos pois a concorrência estava grande!
Nosso almoço foi em Piriápolis, cidade muito simpática, cuja vista a partir do Cerro San Antonio é maravilhosa.
Chegando em Montevideo, seguimos direto para o Hotel Palácio, na "Ciudad Vieja". Deixamos as malas e saimos a caminhar na Plaza Independência e  Av. 18 de Julio, etc... A noite, chopinho e jantar na Peatonal Sarandi.
  
04/03/2009 - Montevideo - Colônia del Sacramento
Partida: 10:50hs - Chegada: 13:15hs - Distância: 183km
Amanheceu chovendo. Resolvemos então dar umas voltas na cidade pela manhã e seguir. Depois do café visitamos o Mercado do Porto e passamos no Porto, Palácio Legislativo, seguindo para o Estádio Centenário, que estava fechado. Tudo muito rápido, pois a chuva atrapalava. Quase nos perdemos, mas conseguimos chegar na Ruta 1, que nos levaria ao destino do dia. É uma rodovia muito boa e bonita, com nuitas árvores em alguns trechos. Ao chegarmos a Colônia seguimos direto para o terminal de "Ferry Boat", onde compramos passagens para Buenos Aires, pela Colônia Express (mais barato) para o dia seguinte. No restante da tarde, após comermos uma parilla meia boca e nos alojarmos no Hotel Leôncia, exploramos a cidade - muito linda. Assistimos ao pôr do sol, um pouco tímido devido a nebulosidade, as margens do Rio da Prata, andamos pelas ruelas...

05/03/2009 - Colônia del Sacramento - Buenos Aires
Partida: 09:45hs - Chegada: 10:45hs - Via Colônia Express
Deixamos o carro em um estacionamento próximo ao Terminal Fluvial de Passageiros e atravessamos o Rio da Prata. Em Buenos Aires, seguimos de táxi direto para o hotel reservado pela intenet - furada, era uma espelunca. Deixamos as malas, seguimos para a Calle Sarmiento, a rua dos Bancos e Casas de Câmbio – fila enorme, mas alguém que desistiu simpatizou com Tetê e passou a senha – só duas na frente. Almoço no Siga la Vaca, caminhada pelo Puerto Madero com visita a Fragata Sarmiento e Puente de La Mujer,  seguindo até a Plaza de Mayo, onde resolvemos procurar outro hotel. Conseguimos um muito bom por preço acessível, - Hotel 26 de Septiembre, a uma quadra do Café Tortoni e quatro da Plaza de Mayo. Após a mudança de hotel, banho, descanso e caféna Av. de Mayo quando aconteceu algo muito comum em Buenos Aires - uma passeata - a acompanhamos até a Plaza de Mayo, local oficial de protestos. Foi impressionante verificar a adesão do povo ao evento - trabalhadores, donas de casa, mães com filhos ao colo - de arrepiar.

06/03/2009 - Buenos Aires
Após confirmação dos ingressos para o show da noite, fizemos um mini Tour pelos principais pontos turísticos, com o guia explicando a história de cada ponto - Esse Tour serviu para decidirmos quais pontos explorar melhor. Desembarcamos apenas na Plaza de Mayo e Caminito, no Bairro La Boca. No final da tarde fomos ao Café Tortoni, o mais tradicional da Capital Portenha e a noite, Show de Tango na Esquina Carlos Gardel – Maravilhoso.

07/03/2009 - Buenos Aires
Sábado é dia de feirinha na Plaza Francia, ao lado da Ricoleta e Museu Nacional de Belas Artes, um dos motivos que nos levou lá nesse dia. Fomos de táxi até a Ricoleta, onde visitamos a Basílica Nuestra Señora del Pilar, Cemitério da Ricoleta, a feirinha e Buenos Aires Design - no terraço encontra-se o Hard Rock Café. Seguimos então a pé para Plaza de las Naciones Unidas para apreciar e fotografar a Floralis Genérica, Gigantesca escultura em forma de flor, construída inteiramente em aço e alumínio que possui um sofisticado sistema que faz as "pétalas" ficarem mais abertas durante o dia e se fecharem à medida que anoitece – acredite se quiser, pois o guia do dia anterior afirmou que ninguém viu isso.
Passamos pela Faculdade de Direito, visitamos o Jardim Japonês e finalmente chegamos ao Rosedal, imenso Jardim com muitas variedades de rosas, muito lindo e bem cuidado.

08/03/2009 - Buenos Aires
Aos domingos há uma feira imperdível em Buenos Aires, para quem gosta de quinquilharias e antiguidades - a Feira de Santelmo, no bairro de mesmo nome. Após o café da manhã seguimos a pé até a Plaza del Congreso, final da Av. de Mayo, passando pelo Obelisco na 9 de Julio e de lá seguimos de táxi até Santelmo. No bairro boêmio visitamos a feira, assistimos atrações de rua e almoçamos. Regressamos ao hotel no meio da tarde, descansamos e passeamos na Plaza de Mayo, e por poucos minutos não conseguimos entrar no Casa Rosada - aos domingos, ou em alguns domingos é aberto a visitação, mas não sabíamos. Aproveitamos o final de tarde com certa angústia, pois partiríamos no dia seguinte.

09/03/2009 - Buenos Aires - Santana do Livramento Partida: 08:00hs - Chegada: 17:00hs - Distância: 535km

Deixamos o hotel às 07:00 hs e tomamos um táxi na porta, sem demora alguma - em Buenos Aires há muitos táxis, o preço é bem acessível e não tivemos nenhum problema de cobrança excessiva, como lemos em alguns relatos. Embarcamos no Colonia Express as 08:00 desembarcando as 09:15 hs em Colonia del Sacramento, onde permanecemos até 10:50hs. Seguimos para Rivera / Santa do Livramento, pelas rutas 1, 2, 57, 14 e 5, passando por Rosário, Cardona, Trinidad, Durasno e Tucuarembó. Após algumas voltas na cidade, seguimos indicação de um frentista do posto onde abastecemos e nos hospedamos no Verdeplaza Hotel.



10/03/2009 - Santana do Livramento - Garibaldi
Partida: 10:15hs - Chegada: 17:35hs - Distância: 571km

Ao deixarmos o hotel seguimos para a Praça Flores da Cunha, onde está localizado o Obelisco Internacional, exatamente sobre a linha imaginária que divide o Brasil do Uruguai. Após algumas fotos, retornamos para o lado uruguaio, para algumas comprinhas básicas nos Free Shops - apenas vinhos e alafajores, pois a grana já estava curta.

Chegando a Garibaldi seguimos direto para o Hotel Mosteiro São José, um antigo Colégio de Freiras, onde tínhamos reserva - lugar maravilhoso, de muita paz, ideal para descanso. A noite comemos um rodízio de grelhados no Angelo's, acompanhado de um bom vinho local.



11/03/2009 - Garibaldi - Bento Gonçalves - Gramado
Partida: 09:00hs - Chegada: 20:00hs - Distância: 120km
Passamos o dia em Bento Gonçalves. Pela manhã visitamos a Pipa Pórtico, onde fomos entrevistados por uma rádio local, o centro e o Vale dos Vinhedos. Almoçamos "Frango ao Primo Canto", no Canta Maria - bem "salgado" - e seguimos para Estação Ferroviária para o passeio de Maria Fumaça até Carlos Brabosa. No retorno assistimos a apresentação da Epopéia Italiana, representção teatral que conta a saga dos primeiros imigrantes italianos na região. Seguimos então para Gramado, com bastante chuva no caminho e muito trânsito em Caxias, onde perdemos algum tempo. Em Gramado, passamos no Hotel Toscana para verificar os preços - conseguimos um suíte maravilhosa, para não falar no café da manhã e na vista  para o vale, por apenas R$ 100,00, ficando muito claro que seria apenas uma noite - era quinta feira, 20:30hs, ou seja, dificilmente chegaria mais alguém.

12/03/2009 - Gramado - Floripa
Partida: 09:20hs - Chegada: 20:10hs - Distância: 498km
Fizemos um roteiro bem alternativo nesse dia. Uma rápida passada na Florybal, abastecimento e seguimos para Três Coroas, para visitar o Templo Budista - muito legal. Seguimos então para Bom Jesus, mas "rateamos" e chegamos em Cambará do Sul. Almoçamos na Galeteria Casarão - comida muito boa - e seguimos sob muita chuva, por estrada de chão e lama via São José dos Ausentes para São Joaquim. Passamos por Urubicí às 17:40 hs, chegando em casa pouco depois das 20 horas.

Foram 12 dias de viagem muito boa. 3.642 Km rodados sem nenhum problema. 288,6 litros de combustível - média de 12,58 Km/l.

Dica: Só reserve hotel pela internet se conhecê-lo. Se
         reservar sem conhecer não pague adiantado - você
         pode se surpreender, negativamente.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

2008 - São Miguel das Missões (RS) e Itá (SC)

Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, mais conhecido com São Miguel das Missões, é a maior das povoações Jesuítas fundadas no século XVII no Brasil (Rio Grande do Sul), Argentina e Paraguai.
Depois de ler na internet sobre os Sete Povos das Missões e de ver belas fotos e relatos de viajantes que lá estiveram, decidimos utilizar alguns dias de nossas curtas férias de setembro para conhecer o que a Unesco declarou em 1983 como Patrimônio Cultural da Humanidade.

 
No dia 23 de setembro de 2008, partimos cedinho pela BR 282 rodando 223 Km até Lages, mais 107 Km pela BR 116 até Vacaria (RS) onde almoçamos. Tomamos então a BR 285 e rodamos mais 409 Km, para enfim tomarmos a Via de Acesso a São Miguel das Missões e percorrer os 16 Km restantes. Foram 755Km desde Floripa, percorridos em 9 horas, aproximadamente.

Chegamos na cidade por volta de 16:30hs, tomamos café  na Praça e fomos para a Pousada das Missões, situada a poucos metros do Sítio Arqueológico. A Noite, assistimos o imperdível Espetáculo de Som e Luz, que conta a história das Missões através de efeitos sonoros e luminosos. Após, jantar na cidade e cama!!!

No dia seguinte, fomos novamente ao Sítio Arqueológico, onde pudemos admirar as ruínas, o Sino e a Cruz Missioneira, e visitar o Museu das Missões. Fomos também na Fonte Missioneira e partimos. Fomos para Santo Angêlo (58 Km). Foi uma passagem rápida - uma volta na rua principal, foto na praça...

Seguimos então para Itá -SC (377 Km) - uma cidade totalmente planejada, em decorrência da instalação de uma Usina Hidrelétrica.
A represa, no Rio Uruguai, encombriu totalmente a antiga cidade, deixando a vista apenas as torres da Velha Igreja Matriz, a qual se transformou em atração turística e cartão postal do Município.

Nesse percurso retornamos 216 Km pela Br 285 até Passo Fundo. Seguimos outros 84 Km pela BR 158 até Erechim e 41 Km pela RS 420 até Aratiba, onde acabou o asfalto. 26 Km de estrada de chão até a Hidrelétrica, divisa RS/SC, chegando ao escurecer na represa - uma foto e mais  10 Km, alfaltados, até o hotel - Itá Park Hotel, 800 m antes do centro.

O dia seguinte foi de passeios pela cidade e arredores. A intenção era partir após o almoço, mas gostamos e resolvemos ficar mais uma noite. Com mais tempo, pudemos retornar a Represa, caminhar pela cidade, tomar um chopinho e aproveitar a hidromassagem e apreciar o belo final de tarde na sacada do quarto do hotel.

O retorno no 4º dia, após o café da manhã - 516 Km, pelo seguinte roteiro:
Concórdia - 43 Km (SC 465/SC 283); Pitatuba - 47 Km (SC 461/BR 153/SC 462); Campos Novos - 83 Km (SC 303/SC 458/BR 470); Lages - 120 Km (BR 282); Floripa - 223 Km (BR 282).
Percurso total: 1076 Km - Duração: 4 dias.      Mais fotos Aqui.
 



terça-feira, 14 de agosto de 2012

2007 - Piratuba, SC

Piratuba é uma cidade situada no Meio-Oeste catarinense, a 435 km de Floripa. De colonização alemã, possui ótima infra-estrutura turísta para quem procura sua principal atração:
O ParqueTermal. Indicada por um amigo como uma boa opção de "viajem rápida", conhecemos a cidade em outubro de 2007.

Roteiro de ida: BR 282 a Lages / BR 116 a Curitibanos / BRs 470 e 282 a Campos Novos / BR 470 e SC 283 a Capinzal / SC 303 a Piratuba.
Saída de Floripa: 10:30hs - Chegada: 16:30hs.
Hospedagem: Hotel Paraíso (2 noites).

A cidade é muito aconchegante e além do Parque Termal, das belezas naturais e da Usina Hidrelétrica de Machadinho, oferece um passeio semanal (ou se houver lotação mínima em outros dias) de Maria Fumaça na Ferrovia do Contestado, as margens do Rio do Peixe, de Piratuba a Marcelino Ramos (RS). Permanecemos dois dias na Cidade - o suficiente para um banho termal e conhecer seus atrativos - não fizemos o passeio de Maria Fumaça, pois não hove "quorum" naqueles dias. (Mais Fotos Clique Aqui)