Mostrando postagens com marcador Gramado - Quatro Roteiros. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Gramado - Quatro Roteiros. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

2012 - Gramado - RS - Roteiro IV


Em 2012 voltamos a Gramado, dessa vez para conhecer a decoração, festividades de Páscoa e a Chocofest. Foi o nosso Roteiro IV, haja vista que sempre que possível gostamos de passar por caminhos diferentes. O caminho escolhido e obviamente ainda não conhecido foi a Rotado do Sol – melhor e mais curto para quem vai de Floripa.

Fomos no dia 06 de abril, Sexta Feira Santa, tendo como companhia Marcelo e Morgana. Seguimos para o sul (não lembramos a que horas) até Terra de Areia, onde deixamos a BR 101 tomando a RS 453, ou Rota do Sol. As 11:50 horas fizemos a primeira foto na subida da serra, chegando por volta de 15 horas no Café Colônial Gramado. Após nosso “café-almoço” seguimos para o Hotel Veneza D’Itália, nos instalamos e no final da tarde fomos passear no centro. À noite assistimos a encenação da retirada de Cristo da Cruz, ou Descida da Cruz, em frente à Igreja Matriz São Pedro.

No sábado, dia 07, visitamos os principais pontos turístico – Morgana não conhecia. Fomos ao Lago Negro, Mundo a Vapor (só na frente) e Parque Caracol. Passeamos nas ruas de Canela e admiramos a decoração – melhor que Gramado. A Noite comemos cachorro quente em Gramado.
 

No Domingo, dia 08, deixamos o hotel após o café da manhã e fomos para o centro procurar outro - decidimos passar mais uma noite, mas queríamos outro hotel. Ficamos no Canto Belo, melhor, mais central e mais barato, pois aos domingos os preços caem.  Foi um dia para descanso - almoçamos na Churrascaria Canela em Brasa (filial da Av. das Hortências), descansamos no quarto e a noite compramos vinho num supermercado e tomamos na sacada.

No dia 09, segunda feira, deixamos o hotel por volta de 10:00 horas. Retornamos pelo mesmo caminho de ida. Paramos algum tempo no “Supercenter Japonês, em Sombrio, chegando em casa pouco depois das 15 horas. Foram 880 Km nesse roteiro de belo visual e ótima companhia.


Todas as Fotos

segunda-feira, 4 de junho de 2012

2005 - Gramado - Roteiro III

Como já escrevemos anteriormente, Gramado é uma cidade para ser visitada nas quatro estações, pois há atrativos durante todo o ano. Por isso, em novembro de 2005 fomos a terceira vez ao principal destino de inverno do Rio Grande do Sul. Atrativo da época - Natal Luz.
Rumo a Gramado
Rê, Telo e Tetê
Normalmente viajamos sós, pois não é facil conciliar nossa disponibilidade de tempo com a de Renata e Marcelo. Dessa vez conseguimos - partimos os quatro por volta de 07:30 hs do dia 25 pela BR 101 sul, como sempre em obras,  num Pálio 1.0, ano 1998. Seguimos 253 Km até Santa Rosa do Sul, onde deixamos a "rodovia da morte", tomando a SC 450 (23 Km) para Praia Grande que de praia não tem nada, pois localiza-se a quase 30 Km do litoral, aos pés dos Aparados da Serra.
Na Serra do Faxinal
Na Serra do Faxinal
Na Serra do Faxinal
Fizemos um lanche, abastecemos o carro, visitamos a Praça e a Igreja Matriz e seguimos "serra acima". A Serra do Faxinal (SC 450 e RS 427), que liga Praia Grande a Cambará do sul, é  de chão batido e o visual maravilhoso. Subimos parando várias vezes para apreciar paisagem. O "Cross Pálio" embora guerreiro, nos preocupou. Sentimos cheiro de gasolina e depois de muito procurar, constatamos que o vazamento era pelo respiro do tanque - pingava muito, mesmo estando o carro horizontal - não entendemos. Passamos pela divida SC/RS, já no alto da serra, pelo Parque Nacional dos Aparados da Serra (não entramos) e a frente encontramos com um visual muito lindo - os campos estavam floridos, num verde amarelo colossal. Chegamos em Cambará do Sul (37 Km) as 14:00 horas e não encontramos mais almoço. Decidimos então tocar (110 Km) até Gramado. Mais uma hora e alguns minutos e estávamos famintos no Café Colonial Gramado - foi almoço e jantar.
Decoração Natalina de Gramado
 Após fazermos o Chec In no Hotel Galo Vermelho, saímos a apreciar a decoração natalina de Gramado e Canela - uma maravilha.
Nativitaten
A noite assistimos a
 apresentação do Espetáculo de som e luz Nativitaten, no Lago Joaquina Rita Bier. 

Marcelo e Renata em Gramado
Em Canela..
Marcelo e Renata
No dia seguinte, sábado, visitamos os principais pontos turísticos, já conhecidos e relatados mas que sempre vale rever. Passeamos por Gramado e Canela, visitamos lojinhas... foi um dia muito gostoso.
  
Deixando Gramado
No domingo, para evitar o trânsito da BR 101, voltamos pela BR 116 até Lages e 282 até Floripa. Foi uma viagem em família muito gostosa.



quinta-feira, 17 de maio de 2012

2003 - Gramado - Roteiro II

Como já escrevemos, nossa primeira viagem a Gramado foi em 1991 e em Setembro de 2003, doze anos depois, fomos novamente, por um caminho nada convencional.
Não lembramos exatamente os dias, mas foi numa segunda ou terça feira, pois em dias úteis os preços dos hotéis e pousadas são mais acessíveis.
Partimos por volta de 11:00 horas pela BR 101 sul, tomando em seguida a 282 até Bom Retiro, onde tomamos a SC 430.
Em Urubicí saboreamos uma deliciosa truta na chapa, acompanhada de uma taça de vinho branco colonial - muito bom. Não exploramos a cidade, pois é nossa velha conhecida, além de minha terra natal.
Em seguida rumamos pela mesma rodovia para São Joaquim, onde tomamos café na praça e pernoitamos.
 
Nosso Roteiro
Como já colocado acima, não é um roteiro normal - é para quem gosta de descobrir novos lugares.



No dia seguinte, passamos em uma auto elétrica para consertar alguma coisa no carro, um Escort 1993, 1.8, potente e "beberrão", e seguimos.

Rio Pelotas



Deixando a "Cidade mais fria do Brasil", seguimos ainda pela SC 430, agora sem pavimentação mas em boas condições de tráfego, chegando ao Rio Pelotas, fronteira com o Rio Grande do Sul, onde a rodovia passa a ter o nome de RS 110.

Praça de Bom Jesus

Fomos apreciando a paisagem, as matas e os rios, até chegarmos a Bom Jesus, "cidade mais fria do Rio Grande do Sul". É uma cidade pequena e aconchegante, típica do interior. Demos uma volta na praça, fizemos algumas fotos (com câmera de filme), visitamos a Igreja Matriz, almoçamos e partimos.
Rodando ainda alguns trechos em estrada de chão, chegamos a Canela por volta de 15:30, depois de ter passado por Jaquirana e São Francisco de Paula, num cenário lindo de um dia típico de primavera.
Seguimos direto para um Hotel, que havíamos visto pela internet, mas não gostamos (piso em carpet) e saímos a procurar outro local. Conseguimos o Hotel/Pousada Alto da Serra, por um preço razoável. Muito bom e aconchegante - bem novo na época, com um café da manhã excelente, acompanhado de pães de queijo "quentinhos", assados na hora.
 No resto da tarde e noite passeamos pelas ruas de Gramado e Canela, olhando a arquitetura, as flores, lojinhas de artesanato, etc...
No dia seguinte, após o café da manhã, visitamos novamente o Parque Caracol, onde descemos a escadaria para chegar aos pés da cascata "Véu de Noiva".
A descida foi uma beleza, mas a volta...

A tarde fomos ao Lago Negro ...
                              ... e ao Mini Mundo.
No final da tarde, por insistência minha, deixamos a cidade, seguindo para Caxias do Sul, para conhecer e pernoitar - furada !!!
Chegamos na cidade sem nenhuma referência de onde ficar ou o que fazer. Demos uma volta na praça e nos hospedamos em um hotel "meia boca", onde nos disseram não ser muito seguro sair à noite. Com isso, ficamos no quarto, onde fizemos um lanche e passamos a noite - uma noite perdida. No dia seguinte, mais uma volta na praça e partimos sem conhecer nada de Caxias.
Seguimos pela BR 116 até Lages, onde almoçamos e procuramos um Hotel Fazenda para pernoitar. Achamos o preço exorbitante para apenas um pernoite e resolvemos seguir para casa.
Foram 970 Km rodados, numa viagem simples, mas muito agradável.

quinta-feira, 15 de março de 2012

1991 - A primeira viagem a Gramado


         Gramado é uma Cidade maravilhosa, localizada na Serra Gaúcha. A maioria das pessoas prefere visitá-la no inverno, obviamente para curtir o frio. Particularmente, prefiro na primavera ou verão – é mais verde, mais florida, mais bonita.
         Preferências à parte, Gramado é uma cidade para ser visitado nas quatro estações, pois há atrativos durante todo o ano. Isso já nos levou várias vezes à Cidade, sempre por um roteiro diferente, pois para quem gosta de viajar de carro, o caminho é a parte mais importante.
     
     A primeira vez a gente nunca esquece! Nossa primeira visita a Gramado foi em 1991, quando fomos de carona com um casal de amigos – Marinho e Ing. Era uma Sexta feira, final de tarde, quando recebemos o convite e partimos pela BR 101, até Osório, donde rumamos para Taquaras, chegando por volta de 01:00 h. para pernoitar . O veículo era um Paraty, do ano, que levou quatro adultos e quatro crianças, de 4 a 8 anos. O porta bagagens, bem grande, foi o lugar das crianças que foram deitadas, brincando, brigando... Hoje, o Código Nacional de Trânsito não permite isso, portanto...
         No dia seguinte fomos até gramado, onde almoçamos em uma churrascaria com vista para vale, e assistimos um show de “chula”, muito bom. À tarde passeamos pela cidade, com muito frio - era inverno - conhecemos o Lago Negro e fomos para Canela, onde pernoitamos.     
         No domingo pela manhã visitamos o Parque Caracol e o Parque Knnor.
Almoçamos em Canela e retornamos. Chegamos em casa por volta de 23:00 horas.
         Não temos fotos, pois na época a ”onda” era a filmadora VHS – as fitas criaram fungos e...
         Foi uma viagem maravilhosa, com amigos que não vemos há muito tempo (bons tempos!).