terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Patagônia e Lagos Andinos - Diário de Bordo 28/12/2012 - 2º Dia - Uruguaiana / Arroyito (Arg)

Partida: 08:00     –     Chegada: 18:20     –      710 Km

Após um bom café da manhã deixamos o hotel, seguindo para a Aduana Argentina através da Ponte Internacional Getúlio Vargas-Agustín Pedro Justo, sobre o Rio Uruguai. Os trâmites foram muito rápidos – menos de 30 minutos já estávamos trocando dinheiro na casa de câmbio junto a Aduana. Abastecemos o carro a poucos metros dalí – 46 litros a $ 5,04, ou R$ 2,17 – gasolina boa, que proporcionou o melhor rendimento da viagem.

Foi uma manhã de tensão, ou apreensão, pois passamos nas províncias de Corrientes e Entre Rios (ver roteiro), famosas pela corrupção policial – não tivemos problemas!
No primeiro posto de controle rodoviário fomos parados – “Buenos dias senor, donde van? Respondi em português claro – para Santa Fé! “De vacaciones (férias)?” Novamente em português, respondi – vamos visitar amigos. Perguntou mais algumas coisas que respondí demonstrando não entender muito, sem ser muito sério, mas sem “mostrar os dentes”. Solicitou apenas os documentos de praxe, sem verificar nenhum  item do carro – apenas nos ofereceu um “Novo Código de Trânsito” ($ 50,00 = R$ 21,50), alegando que para transitarmos na Argentina deveríamos conhecer as normas para não termos problemas a frente. Obviamente compramos, e realmente não tivemos problemas – em cada  posto de controle ou blitz, Tetê abria o livreto, como se estivesse lendo-o. Achamos que ajudou!

Além dos postos de controle que fomos parados (dois), fizemos três paradas para lanche e/ou para esticar as pernas - Federal, Santa Fé e San Francisco. Em Santa Fé fizemos um lanche – comemos hamburguesas horríveis, acompanhadas por refrigerante. As hamburguesas (tipo x salada) normalmente são muito boas – aquelas foram exceção. Em San Francisco, 93 Km antes destino do dia, paramos para abastecer.

Chegamos em Arroyito, cidadezinha a 115 Km de Córdoba às 18:30 hs. O Sol ainda esta alto, mas a cidade foi eleita para pernoite exatamente por ser pequena e chegarmos cedo para procurar hospedagem com calma. Olhamos três lugares e optamos pelo Hostal Las Ruedas, que nos satisfez em relação ao preço ($ 230,00) e qualidade (limpo, confortável, com ar condicionado e “pileta”).
Jantamos milanesas compradas em lancheria , acompanhadas de cervejas. Após uma Quilmes  a beira da “pileta”, onde o Marcelo estava "de molho", nos recolhemos.