domingo, 5 de maio de 2013

Patagônia e Lagos Andinos - Diário de Bordo 07/01/2013 - 12º Dia – Pucon / Puerto Varas (Chi)

Partida: 09:10     –     Chegada: 17:00     –      389 Km

O dia amanheceu completamente encoberto por neblina e frio. O percurso do dia não seria longo, por isso tomamos nosso café da manhã com bastante calma. Passamos na casa de dona Bernardita para deixar as chaves e seguimos.

Paramos alguns minutos em Villarrica e seguimos pelas Rutas S-91, 5 e 205 até Valdivia, onde nossa visita restringiu praticamente aos mercados. No Mercado Municipal há vários restaurantes e feira de artesanatos. No mercado fluvial, a beira do Rio Calle Calle, uma enorme variedade de peixes e mexilhões é oferecida, além de frutas e verduras de excelente qualidade. A observação de pelicanos, gaivotas e leões marinhos também é um atrativo.

Depois de quase duas horas, seguimos Frutillar, ao sul, pelas  Rutas 207 e 5. Cidade de colonização alemã, pequena e tranqüila, as margens do Lago Llanquihue. Estacionamos na avenida a beira do lago e caminhamos apreciando a arquitetura. Tomamos um café com torta típica alemã, fomos ao “Muelle Mirador”, mas não conseguimos “mirar” nada além do lago, pois o céu estava nublado.

Chegamos em Puerto Varas, a beira do mesmo Lago, antes do previsto. Fomos “por dentro”, pela ruta que costeia o lago – caminho tranqüilo e agradável, com belas paisagens. Seguimos para uma pousada adicionada como destino no GPS, mas não havia vaga. Rodamos um pouco mais e conseguimos uma cabana no Residencial y Cabañas Villa Germânia, próximo a ferrovia desativada. Acendemos a lareira e compramos janta pronta e vinho em um supermercado próximo.