segunda-feira, 4 de março de 2013

Patagônia e Lagos Andinos - Diário de Bordo 01/01/2013 - 6º Dia - Mendoza (Arg) / Santiago (Chi)

Partida: 09:00     –     Chegada: 19:30     –      379 Km

No primeiro dia do ano passamos por um cenário maravilhoso – Cordilheira dos Andes. A expectativa era imensa e foi facilmente superada. Deixamos a linda cidade de Mendoza às 09:00 hs, seguindo para o sul pela RN 40 até Luján de Cuyo, onde rumamos para oeste pela RN 7, que vai até a divisa com o Chile, sempre devagar para podermos apreciar o cenário.

A primeira parada foi no Embalse Potrerillos, represa de captação de água para abastecimento da grande Mendoza. Após algumas fotos, sempre margeando o Rio Mendoza, continuamos até Uspallata. Compramos refrigerantes, usamos o WC do posto de combustível e seguimos. Em Polvaredas, sempre deslumbrados com o cenário, paramos em uma sombra e fizemos um pequeno lanche no carro, pois ventava muito.

Mais 30 Km,  logo depois de Los Penitentes, chegamos a uma das grandes atrações do dia, a Puente del Inca – uma formação rochosa muito interessante que não vamos descrever - clique no link para mais informações. Permanecemos algum tempo ali, fazendo fotos, olhando a feirinha e então seguimos para o que seria o apogeu do dia, o Aconcágua.

O Parque Provincial do Aconcágua, a 185 Km de Mendoza é a maior atração do percurso até Santiago. Nele encontra-se o monte mais alto das Américas, o “Cerro Aconcágua”. O acesso ao mirante principal pode ser feito em parte de carro – 1,5 Km a partir da recepção, e aproximadamente 800 metros de caminhada. A altitude no mirante é 2.995 m.s.n.m. e a visão do cerro é espetacular. Descrevê-lo seria uma tentativa inútil. Fotos dão uma pequena noção da imponência da montanha.

Deixamos o parque as 16:30 hs e as atrações não haviam acabado. Passamos pelo Túnel Cristo Redentor, que faz parte do Complexo Fronteiço Paso Los Libertadores, numa altitude próxima de 3.200 m.s.n.m., com 3.080 metros de extensão. A divisa Argentina/Chile encontra-se na metade do túnel e a Aduana Integrada Chile/Argentina a 5 Km da saída, em território chileno. Não tivemos nenhum problema na Aduana – demoramos cerca de 20 minutos devido a pequena fila. Compramos alguns Pesos na saída da Aduana e continuamos viagem.

Havia mais a admirar. Los Caracoles, como é conhecida a subida/descida da Cuesta Juncal, a 5 km da aduana. É composta por 23 curvas nos 30 Km de extensão e desnível de 670 metros. O visual é magnífico, exigindo de muita atenção dos motoristsa nas curvas acentuadas. Fizemos algumas fotos e seguimos pela Ruta 60, como é chamada a rodovia a partir da saída do túnel, até Los Andes.  Tomamos então a  Ruta 57 e Autopista Los Libertadores, para chegarmos a Capital Chilena às 19:30 horas.

Tocamos direto para o Hostal Almenas, no bairro Providência. Acomodamos-nos e quase ficamos sem jantar. Os feriados em Santiago são muito respeitados e segundo a recepcionista do hostal, na redondeza somente o “Chino”, a duas quadras, poderia estar aberto. Estava, mas somente vendeu jantar para viagem, pois já estavam fechando, as 21:30 hs. Compramos e jantamos no hostal, onde gentilmente nos disponibilizaram pratos, talheres e o refeitório.


Fotos do Dia

Diários dos outros dias:

Floripa - Uruguaiana

Uruguaiana - Santa Fé - Arroyito

Arroyito - Córdoba - Alta Gracia

Alta Gracia - Mendoza

Revellion em Mendoza

Mendoza - Uspallata - Puente del Inca - Aconcágua - Santiago

Santiago

Santiago - Viña del Mar - Valparaiso - Pomaire - San Fernando

San Fernando - Salto del Laja - Villarrica - Pucon
10º

Pucon
11º

Pucon
12º

Pucon - Valdivia - Frutillar - Puerto Varas
13º

Puerto Varas e Puerto Montt
14º

Puerto Varas - Paso Mamuil Mala - San Martin de los Andes
15º

S. Martin de los Andes - Ruta de los Siete Lagos
Villa la Angostura - Barilloche
16º

Barilloche - Cerro Catedral - Colônia Suiza - Circuíto Chico
17º

Barilloche - Cerro Otto - Cerro Tronador
18º

Barilloche - Puerto Madryn
19º

Puerto Madryn - Península Valdes - Puerto Madryn
20º

Puerto Madryn - Coronel Pringles
21º

Coronel Pringles - Buenos Aires
22º

Buenos Aires e Tigre
23º

Buenos Aires - Colonia del Sacramento - Piriápolis
24º

Piriápolis - Punta del Este - Chuí - Guaíba
25º

Guaíba - Floripa









Um comentário:

  1. Que delícia! As fotos da Cordilheira estão lindíssimas, esse ano estaremos lá novamente!

    Abraços pra família
    Ana
    www.viajaretudibom.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem ou opinião